Mofo, umidade, poeira, camarão, frutos do mar, amendoim, corante, remédios… O fato é que ter qualquer tipo de alergia é um sofrimento que acomete muita gente. Porém, existem algumas alergias bizarras que acabam sendo bem menos comuns – mas não menos irritantes. Então, se você está na pior por ser alérgico, confere com a gente essa lista que vai te mostrar que a coisa poderia ser ainda mais difícil se você tivesse alergia a alguma dessas coisas:
Alergia ao frio
Acredite: há pessoas que sofrem de severas urticárias quando a temperatura fica mais fria. Algumas ficam com a pele cheia de bolhas, além de vermelhidão e coceira em contato com o vento frio do ar-condicionado, por exemplo!
Alergia ao exercício físico
Alguns poderiam chamar de preguiça, mas não é. O fato é que alguns alimentos, se consumidos antes da prática de exercícios, podem desencadear uma reação chamada Anafilaxia Induzida pelo Exercício. A reação pode causar desde urticária e vermelhidão na pele chegando a perda de consciência em casos mais graves. Embora rara, ela pode acontecer mais facilmente em pessoas que já tenham alergia a determinadas substâncias. Daí o exercício intensificaria a reação alérgica.
Alergia ao sexo
Das alergias bizarras, eis uma que deve ser uma das piores a se ter! Ela também é rara e pode se dar de dois modos: uma é o caso das mulheres que desenvolvem alergia ao sêmen de seus parceiros. O corpo delas vê as proteínas do sêmen como um corpo estranho e simplesmente o atacam. Outro motivo é uma alergia ao material utilizado para fabricar preservativos e essa pode afetar tanto homens quanto mulheres. Nos dois casos, as reações variam entre vermelhidão, coceira. Essas alergias podem chegar a serem confundidas com DSTs, porém de tratamento bem mais simples.
Alergia à água
Nada melhor que tomar um banho refrescante em um dia de calor, certo? Não para a jovem Ashleigh Morris. Ela sofre com uma rara alergia à água que faz com que seu corpo fique cheio de manchas vermelhas e dolorosas bolhas quando ela se molha. Seus banhos costumam durar um minuto e são bastante desagradáveis para ela.
Alergia à anestesia
Algumas alergias raras podem até parecer bobas ou engraçadinhas como ao exercício físico, porém outras podem ser bem graves. Assim é a rara – porém existente! – alergia à anestesia. Se não for descoberta a tempo, pode causar reações muito sérias, levando, inclusive, à morte!
Alergia ao suor
A dermatite de contato causada pelo próprio suor foi muito tempo encarada como “alergia ao calor”. Mas hoje já se sabe que algumas pessoas ficam com vermelhidão e coceira na pele após contato prolongado com o próprio suor.
Alergia a tablets e smartphones
Uma alergia que, a princípio era rara, mas que está se tornando comum é a alergia a dispositivos como tablets e smartphones. O motivo? O níquel utilizado na fabricação da maioria destes equipamentos.
Alergia às roupas íntimas
Não é incomum ter reações alérgicas a determinados tipos de tecidos, principalmente os sintéticos. Pois bem, uma alergia diferente, mas que está ficando comum, é a alergia às roupas íntimas, uma vez que muitas são fabricadas com tecidos como poliéster e outros sintéticos. As reações são coceiras na pele, bolhas e vermelhidão.
Alergia ao campo eletromagnético
Uma mulher chamada Debbie Bird foi reportada como sendo extremamente alérgica a campos eletromagnéticos. Com isso, ela e seu marido se viram obrigados a viver em uma casa coberta com uma tinta especial de carbono e abrindo mão de itens como computadores, celulares, fornos de micro-ondas e qualquer um que emitisse esse tipo de campo. Isso é basicamente uma alergia à vida moderna, certo?
Alergia ao próprio filho
Uma das alergias bizarras mais tristes que vimos passar por aqui, mas infelizmente acontece em uma a cada 50 mil gestações. É quando a mãe acaba desenvolvendo algum tipo de reação alérgica após o parto do próprio filho. Chamada de Penfigóide Gestacional, ela acontece quando os anticorpos que atuam contra as proteína normais do corpo se formam durante a gravidez. Por sorte, há tratamento para que as mães que sofrem com isso possam segurar normalmente seus filhos no colo.
A gente sabia que existiam muitos tipos de alergia, mas que existiam algumas assim, tão esquisitas… Nunca mais vamos reclamar da nossa alergia a poeira…
Fotos: Reprodução