Pesquisa diz que fofocar pode fazer bem

Comportamento

Um simples “mexerico” pode acabar com a reputação de qualquer um, além de abalar relações e causar brigas! Ninguém gosta de gente fofoqueira demais, não é mesmo? Mas como tudo tem um lado positivo, a fofoca também tem o seu. Foi o que mostrou uma pesquisa feita pela Universidade da California, em Berkeley, publicada no Journal of Personality and Social Psychology.

De acordo com a pesquisa, a fofoca tem sim um papel positivo para a manutenção da ordem social. Isso ocorre por conta das críticas que ela gera, pois fazem com que as pessoas façam menos coisas erradas! Ah, é claro, fora aquela sensação de bem estar que os fofoqueiros tem ao comentar sobre a vida dos outros “Ver alguém fazendo algo errado e poder espalhar essa informação tende a fazer as pessoas se sentirem melhor, acalmando a frustração que levou à fofoca”, é o que diz o psicólogo social Robb Willer.

“Não devemos nos sentir culpados por fofocar, se a fofoca vai impedir que outras pessoas sejam prejudicadas”, diz Matthew Feinberg, principal autor do estudo. É importante ressaltar que a pesquisa analisou apenas aquelas fofocas que “têm a função de advertir sobre pessoas não confiáveis ou desonestas”. Então nada de ficar “pegando corda” e sair “compartilhando” sobre a vida alheia!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter