Quem tem mais de 25 anos lembra com saudades do Orkut, uma das primeiras redes sociais a se popularizar em todo o mundo. Sucesso no começo dos anos 2000, a rede foi a responsável por popularizar o conceito de Rede Social como temos hoje em dia. Mas o tempo passou, outras redes como Facebook, Instagram e Twitter surgiram, e ele acabou sendo desativado. Porém, nos últimos dias, a saudosa rede social passou parte do dia entre os assuntos mais comentados da internet. Será que enfim ele voltou?
Bom, a resposta é sim e não. Acontece que seu criador, o turco Orkut Büyükkökten, reativou o site. Isso mesmo, o www.orkut.com está de volta. Porém, ainda não é possível acessar a rede social. Tudo o que o usuário vê é uma página de apresentação com um longo texto. Nele, seu criador explica qual é sua ideia com a reativação do site. Confere só a tradução do texto na íntegra:
Orkut
“Hello. Sou o Orkut. 17 anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com com mais de 300 milhões de usuários. Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos.
O mundo precisa de gentileza agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida para ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas. Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula.
Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração. Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”
Sem muitos detalhes, ele deixa um espaço para quem quiser se cadastrar e pronto. Será que teremos nossas comunidades, scraps e depoimentos de volta? Se for, esse comeback vai ser mais surpreendente que o da Rihanna, viu? E então, você é do time que tem saudades ou do time que não está nem aí por Orkut?
Fotos: Reprodução