A Dior mergulhou no mundo das motonetas em uma colaboração com a Vespa. A grife francesa e a marca italiana lançarão um modelo exclusivo do scooter Vespa 946, que chegará às lojas em 2021. Quem desenhou a versão “grifada” do veículo de duas rodas foi ninguém menos que Maria Grazia Chiuri, diretora criativa das coleções femininas da Dior. O lançamento inclui, também, uma linha de acessórios. Vem conferir mais sobre a novidade com o Pátio Hype!
O modelo 946 foi apresentado pela Vespa em 2012. Na collab com a Dior, ganhou intervenções elegantes, incluindo detalhes dourados e linhas. A parte de baixo da sela foi decorada com o icônico monograma Dior Oblique, introduzido por Marc Bohan em 1967. Pouco abaixo do assento, um detalhe metálico mostra as iniciais de Christian Dior. O nome do estilista aparece no para-lama traseiro.
A linha de acessórios que acompanhará o lançamento inclui capacete, tote bag e mala, todos decorados com a estampa Dior Oblique. Segundo a Vespa, que pertence ao Grupo Piaggio, a parceria com a grife parisiense demonstra a ligação “por um desejo inabalável de inspirar uma visão nova, brilhante e criativa do mundo”.
As duas marcas têm um detalhe marcante em comum: a Vespa foi criada em 1946, na Itália, mesmo ano em que Christian Dior abriu as portas da maison Dior, em Paris. Por isso, a colaboração é uma homenagem à herança das duas casas.
As motonetas da Vespa são fabricadas na Itália, em um processo que a empresa diz ter a mesma precisão de um ateliê de alta-costura. “Hoje, como ontem, passamos por um período sombrio e, agora, estamos unindo forças para compartilhar um pouco de alegria por meio de uma combinação de estilo e habilidade”, declarou ao WWD Michele Colannino, diretor-executivo do grupo Immsi e diretor de produto e estratégia da Piaggio.
Para Maria Grazia Chiuri, que é italiana, as Vespas trazem lembranças felizes de Roma, sua cidade natal, e do filme Roman Holiday (1953). Especificamente, as cenas em que Audrey Hepburn e Gregory Peck passeiam em um scooter.
“Era assim que meu marido e eu costumávamos dar voltas em Roma e ir à praia em Fregene. É um símbolo italiano que está intrinsecamente ligado à minha história pessoal e agora faz parte da minha vida profissional na Dior”, revelou a estilista ao WWD.
Por falar em laços italianos, a Dior planejava apresentar sua coleção Cruise 2021 na comuna de Lecce, na Itália. No entanto, o desfile foi cancelado por conta do novo coronavírus. Já a parceria com a Vespa, desenvolvida antes mesmo da pandemia, tem previsão de chegar às lojas na primavera de 2021 no Hemisfério Norte (entre março e junho).
Os scooters serão lançados mundialmente nas butiques da Dior e, posteriormente, em lojas selecionadas da rede Motoplex, que pertence ao Grupo Piaggio. As lojas da grife francesa venderão os acessórios com exclusividade.
A marca de scooters na Moda
Esta não é a primeira vez que a marca de scooters cruza o caminho da moda. Produtos de vestuário, calçados ou veículos de duas rodas já entraram para o portfólio da Vespa, em colaboração com marcas, designers e lojas do ramo fashion. A lista inclui Saint Laurent, Adidas, Bunney, Fred Perry, Colette, Peuterey e Sean Wotherspoon.
Em 2015, o Grupo Piaggio celebrou seu 130º aniversário em um lançamento exclusivo com Giorgio Armani, que comemorava os 40 anos de sua marca homônima. O estilista italiano reinterpretou o modelo 946 com a assinatura da linha Emporio Armani, em uma combinação de tonalidades cinza escuro e sela marrom.
Sobre a Vespa
A Vespa foi fundada no dia 23 de abril de 1946 em Florença, na Itália, por Enrico Piaggio. Na época, a empresa teve a ideia de desenvolver um veículo que unisse “popularidade da bicicleta com a elegância e o conforto de um automóvel”. Como resultado, lançou os scooters (ou motonetas) que se tornaram um símbolo da Itália e apareceram em vários filmes de época. Os famosos veículos de duas rodas também são chamados de lambretas, em referência ao nome da concorrente Lambretta, que chegou ao mercado em 1947.
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Fotos: Reprodução.