Quando perdemos um parente querido ou mesmo um bichinho de estimação, é sempre muito triste, não é mesmo? O amor é tanto que o que a gente mais queria era ter esse ser especial junto da gente todos os dias. Pois bem, atualmente existem várias empresas que ajudam nesse processo ao transformar as cinzas de pessoas ou pets nos mais diferentes objetos: de cristais decorativos a pingentes de colares e até mesmo discos de vinil. Mas agora uma empresa chegou com uma novidade: que tal transformar cinzas de pessoas em árvores?
A ideia é da Bio Urns, uma empresa que chegou com uma nova proposta no quesito “manter a memória de quem você ama sempre viva”. A ideia é fazer isso de forma quase literal e, porque não, sustentável? Então, para isso, a empresa desenvolveu o que ela chama de primeira urna biodegradável do mundo. Daí, basta colocar as cinzas das pessoas ou de algum bichinho de estimação dentro da urna e plantá-la em algum lugar. Com o tempo,uma árvore nascera no local em que a urna foi enterrada.
Da terra às cinzas: um funeral sustentável
Diz o ditado que viemos do pó e ao pó voltaremos. Pois bem, além de manter a memória viva, a ideia da Bio Urns é resolver outra questão: o custo elevado e a falta de espaço para enterros. Ou seja, trazer mais sustentabilidade ao processo de funeral e despedida de quem se foi. E, de quebra, aumentar a quantidade de árvores plantadas em nosso planeta, trazendo ainda mais benefícios para a natureza.
As urnas são fabricadas de forma a neutralizar qualquer agente nocivo das cinzas. São disponibilizadas várias opções de sementes de árvores e arbustos para o cliente escolher qual planta vai crescer no local em que a urna for plantada.
Vale lembrar que a ideia de transformar cinzas em árvores não é exatamente nova. Há anos algumas empresas se dedicavam a fazer isso com cinzas de bichinhos de estimação, mas agora a ideia se estendeu às cinzas de pessoas.
Então… Já sabe que se você ver alguém conversando com uma árvore, pode ser que ela tenha nascido das cinzas de alguém…
Fotos: Reprodução