10 filmes com histórias de mulheres reais e poderosas para se inspirar hoje e sempre

Entretenimento|Listas
mulheres reais

Hoje é o Dia Internacional da Mulher, mas todo dia é dia de exaltar a essência feminina. Afinal, hoje, mais do que nunca, todas as mulheres do mundo buscam se unir em uma luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. E, infelizmente, essa é uma luta que ainda está longe de acabar. Então, para inspirar ainda mais as mulheres pelo Brasil a ocuparem espaços importantes e batalharem pela igualdade, separamos uma lista com dez filmes que contam histórias reais de mulheres poderosas que foram longe na luta por seus direitos e suas vontades. Confere só:

As Sufragistas: as mulheres reais que lutaram pelo direito de votar

Na época de seu lançamento, esse filme causou polêmica ao colocar em discussão o feminismo versus o humanismo, quando Meryl Streep, estrela do longa, se declarou humanista, e não feminista. Mas polêmicas à parte, o filme conta a importante história de um grupo de mulheres envolvido com o movimento feminista que luta por um direito que hoje parece básico: o de votar.

Joy: O Nome do Sucesso: quando elas não têm outra opção a nãe ser apostar em si mesmas

Divorciada, com dois filhos, com o pai e o ex-marido morando em sua casa, e ela precisando sustentar tudo isso. Essa é Joy, uma norte-americana que revolucionou a vida das donas de casa de sua época com uma simples invenção: um esfregão que se tornou sucesso de vendas e símbolo da luta de Joy por sua liberdade.

Joana D’Arc: uma mulher guerreira, literalmente!

A personagem histórica ganhou um filme dedicado a ela, dirigido por Luc Besson. Joana tornou-se um dos principais guerreiros do exército francês na guerra contra os ingleses. Mas o triunfo de sua tropa seria o início de seu fim. Perseguida, ela foi assassinada.

Erin Brockovich: poderosa na vida real e na ficção

Em termos de mulheres reais e poderosas, não há como deixar a cinebiografia de Erin Brockovich de lado. Isso porque a personagem – vivida por Julia Roberts – enfrentou sozinha uma indústria química nos Estados Unidos ao descobrir que ela estava contaminando a água da região e deixando as pessoas doentes.

Zuzu Angel: uma das grandes inspirações brasileiras

Claro que tinha que ter filme brasileiro ao falar de mulheres poderosas. E aqui temos Zuzu Angel, estilista que lutou para encontrar seu filho, suspeito de ter sido sequestrado pela ditadura militar. Desde o sequestro de seu filho, Zuzu se dedicou a procurá-lo, até que ela morreu em um misterioso acidente de carro, que, para muitos, de acidente não teve nada

A Garota Dinamarquesa: mulheres trans também são mulheres

O longa A Garota Dinamarquesa traz a comovente história de Lili Elbe, dinamarquesa que foi uma das primeiras mulheres trans a realizar a cirurgia de redesignação de sexo no mundo. O longa é polêmico principalmente por trazer um ator hétero cisgênero interpretando o papel principal, mas ainda assim vale a pena conferir a história.

Persepólis: a cinebiografia animada de uma mulher real

O longa de animação é a cinebiografia da autora do livro de mesmo nome, a iraniana Marjane Satrapi, retratando as atrocidades do regime islâmico radical e a vida como exilada na Europa. Marjane foi a primeira iraniana a publicar uma história em quadrinhos e também a primeira mulher a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Animação.

Estrelas Além do Tempo: porque lugar de mulher é onde ela quiser!

O longa concorreu ao Oscar em 2017, contado a história por trás da corrida espacial norte-americana. No filme, conhecemos importantes mulheres, negras, que auxiliaram os EUA a conquistar o espaço, mas que nunca haviam conseguido conquistar o reconhecimento por seus feitos.

Provoked: Desejo de Liberdade

Kiranjit Ahluwalia é uma indiana que se vê obrigada a casar com um homem escolhido por sua família. Mas ao mudarem para a Inglaterra, ela começa a sofrer com as agressões diárias do marido, que além de violente, também é alcoólatra e infiel. Então um dia, cansada de sofrer com as agressões, ela o mata, e é presa. Porém, uma ONG logo assume o seu caso a fim de defendê-la da acusação de assassinato.

Radioactive: o amor de uma mulher pela sua pesquisa

https://www.youtube.com/watch?v=rIw9djmyPog

O longa distribuído no Brasil pela Netflix traz a biografia de um dos mais importantes nomes da ciência da radioatividade. Isso porque ele traz a história de Marie Curie, importante cientista que pesquisou isótopos radioativos. Foi a primeira mulher a ganhar um Nobel – e acabou conquistando dois! – por suas pesquisas científicas. Mas infelizmente, acabou falecendo devido ao seu trabalho. Isso porque os isótopos radioativos que ela estudava acabaram deixando-a doente.

Então, filmes assim nos fazem ver como a luta das mulheres é importante, não acham? E como existem mulheres poderosas pelo mundo!

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter