Mamãe zen – Aprenda a meditar com os filhos

Comportamento|Dicas|Pais e filhos|Sem classificação
meditar com filhos

Meditação é um hábito que todo mundo deveria ter, não é mesmo? Pensando nisso, o Pátio Hype preparou uma lista com 5 dicas de como trazer esse hábito para dentro de casa e pratica-los com os pequenos. Confere aí!

Antes de mais nada, o hábito da meditação pode trazer diversos benefícios tanto para as mamães quanto para as crianças. Por isso, busque começar a implementar algo diferente mas muito importante, como a meditação, na rotina da casa.

Vale lembrar, que as crianças meditam melhor do que os adultos. Isso porque elas tem a facilidade de se concentrar por muitos minutos além de estarem com a cabeça mais “limpa” de pensamentos que venham a atrapalhar a meditação.

1 – Dê o exemplo

Os pequenos adoram ser como os adultos, não é verdade? Logo, se você praticar a meditação, falar como funciona e convidá-las, a chance de as crianças entrarem de cabeça na ideia é muito maior do que só conversar sobre o assunto.

Por outro lado, é importante introduzir o assunto e explicar a importância da meditação. Dessa forma, você gera um interesse nos pequenos ao invés de fazer com que eles só copiem os movimentos.

2 – Incremente objetos

Para facilitar ainda mais o processo, use coisas tangíveis como uma almofada especial de meditação ou um sininho por exemplo. Isso ajuda no engajamento e traz mais interesse para a prática.

3 – Foque na respiração

É importante tornar a respiração um momento de presença, sentir o presente de estar vivo. Por isso a respiração é a parte mais importe desse momento.

Mostre para as crianças que a respiração é automática, porém podemos controlá-la quando quisermos. Se respiramos profundamente, sentimos o ar que vem das árvores, e cada árvore capturou raios de Sol nas suas folhas.

Esse tipo de conversa garante um encanto e fascínio dos pequenos para com a meditação

4 – Escolha o sentimento

A meditação será mais intensa quando você guiar o seu filho através dos sentimentos. Trabalhe com emoções como alegria, paz, amor, coisas que as crianças já conhecem.

Vale lembrar, que é necessário entrar de cabeça com os filhos para tornar o momento ainda mais prazeroso.

5 – Seja criativa

Cada caso é um caso. Com isso em mente, encontre o que funciona melhor para você e seus filhos. Uma boa opção é pensar em um tema do dia para meditarem. Fazer uma meditação de saudade para um ente querido é um ótimo exemplo!

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comente aqui embaixo qual sua técnica de meditação favorita. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima.

Fotos: reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter