Vinhos – Um guia completo para os dias de calor!

Estilo de Vida

Os dias quentes chegaram com tudo e com eles as atividades ao ar livre, as roupas mais curtas e principalmente o calor, não é mesmo? Para os amantes de vinho que não abrem mão da sua taça nem nos dias mais quentes, o Pátio Hype preparou um guia com dicas essenciais que irão te ajudar a encontrar o rótulo perfeito para aproveitar a melhor estação do ano. Confere aí!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é wine-791133_1920.jpg


1 – Invista nos brancos e rosés!

Conhecidos por serem tomados no verão, os vinhos brancos e rosés são ótimas pedidas para os dias mais quentes já que são mais jovens e mais ácidos. Vale lembrar que quanto mais ácido é o vinho mais refrescante ele vai ser.

Além disso, vinhos com safras de 2 a 4 anos são altamente recomendados. Segue abaixo algumas opções excelentes para os amantes de vinho branco:

  • Vinhos verdes – Portugal
  • Sauvignon Blanc – Chile
  • Torrontés – Argentina
  • Chablis AOC – França
  • Pinot Grigio – Itália

Para os amantes de um vinho mais encorpado e com teor alcoólico maior do que os brancos, recomendamos os franceses da região da Provença. Ah! o fato de ser mais encorpado não quer dizer menos refrescante, ok?

Além de aliviarem o calor nos dias mais quentes, essas bebidas harmonizam perfeitamente com saladas, peixes frescos e pratos leves.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Don-Guerino-4-1.jpg

2 – Aposte em vinhos tintos mais suaves!

Para aqueles que não abrem mão de um bom vinho tinto até no verão, a dica é escolher as opções mais leves para os dias mais quentes. Os rótulos mais recentes com menos de 5 anos de safra são nossa recomendação.

Para aproveitar ao máximo, experimente harmonizar com carnes brancas magras, pães e queijos moles.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é a-versatilidade-do-champagne-1132x670.jpg

3 – O Prosecco é uma ótima pedida!

Originário da Itália, esse vinho branco espumante, fino e elegante chama atenção pela sua leveza e refrescância . Sendo uma escolha perfeita para quem busca aliviar o calor com uma bebida de altíssima qualidade.

Além de favorecer a digestão, esse vinho específico possui tons frutados marcantes de maçã e às vezes de pêssego. Outra diferença a ser citada é que os Proseccos costumam ser servidos mais gelados, o que faz eles serem interessantes para os dias quentes.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é temperatura-vinhos.jpg

4 – A temperatura do vinho é essencial!!

Antes de qualquer coisa, é necessário entender que cada vinho tem a faixa de temperatura ideal para ser servido, portanto, nada de colocar tudo junto no congelador, ok? A temperatura influencia no sabor, no aroma e no frescor da bebida.

Para os vinhos tintos, o ideal é servi-los entre 12 e 14 graus. até porque, abaixo disso, os aromas tendem a ficar mais mascarados. já os vinhos rosés e brancos são normalmente servidos entre 7 a 10 graus e por fim os Proseccos reinam na refrescância sendo servidos entre 7 a 10 graus.

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e corre pra experimentar um ou porque não todas as opções. lembre-se de beber com moderação e aproveitar ao máximo os dias de calor. para ler mais matérias como essa visite o Pátio Hype regularmente.
Fotos: reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter