Polêmico, filme Marighella vai estrear no Globoplay em breve

cinema|Entretenimento|Polêmica
Marighella

Poucos filmes nacionais causaram tanta controvérsia – antes, durante e mesmo depois de seu lançamento – quanto Marighella. O filme, gravado em 2017, deveria ter estreado nos cinemas brasileiros em 2019. Porém, acabou sofrendo uma espécie de boicote da Ancine, que represou a liberação da verba para o longa, bem como impediu sua estreia. Mas ainda assim, o filme conseguiu chegar aos cinemas brasileiros este ano, e em pouco tempo já se tornou o filme mais assistido de 2021. E agora ele está prestes a estrear também no streaming.

Marighella

Dirigido por Wagner Moura, Marighella traz a história de Carlos Marighella, guerrilheiro que combateu a ditadura militar no Brasil ferrenhamente. Enquanto os negacionistas da ditadura insistem erroneamente em chamá-lo de “bandido”, o filme o retrata como um verdadeiro herói, na atuação impecável de Seu Jorge, que é quem dá vida ao personagem.

Wagner Moura acusa funcionários públicos do governo de terem censurado a obra e, por isso, terem imposto tantos entraves burocráticos para a liberação da obra. Mas agora, quem não viu o filme nos cinemas vai poder conferi-lo no streaming. Isso porque a Globoplay anunciou que ele vai estrear exclusivamente na plataforma, no próximo sábado (04).

Marighella e a aclamação internacional

Marighella teve uma pré-estreia internacional em 2019, durante o Festival de Cinema de Berlim. Já em 2020, o filme foi exibido nos Estados Unidos, onde também foi sucesso de público e, principalmente, de crítica. Durante as exibições internacionais, o filme foi extremamente aclamado e Wagner Moura chegou a ser comparado a grandes cineastas mundiais. O longa estreou no Brasil há cerca de um mês. A expectativa era que fosse visto por cerca de 100 mil pessoas. Entretanto, nesse período foram vendidos mais de 250 mil ingressos, o que gerou uma arrecadação de cerca de 5 milhões de reais. Isso deu ao filme o título de maior sucesso do cinema brasileiro em 2021 e da era pandêmica em geral.

Fotos e vídeo: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter