O misto de tecnologia e criatividade tem feito artistas em todo o mundo se destacarem por seus trabalhos incríveis e diferentes. E com o artista Dino Tomic não foi diferente. Apesar de usar um material relativamente comum para suas obras, foi com a ajuda das redes sociais que ele viu seu trabalho e sua arte com pólvora ir cada vez mais longe. Hoje ele viralizou na internet e continua impressionando os seguidores com suas peças feitas com a ajuda do fogo.
Dino Tomic é um artista croata que atualmente vive na Noruega. Ele utiliza elementos da cultura pop para fazer arte com pólvora e fogo. O resultado são criações impressionantes e que hipnotizam a quem as vê. Mas nem sempre esse foi o foco dele. Tomic já trabalhou como tatuador, quando se deu conta que sua arte poderia ir muito mais além. Então ele passou a utilizar grãos de sal para conseguir diferentes efeitos em suas pinturas.
Arte com pólvora requer paciência
Mas isso ainda não foi o suficiente. Ele queria algo mais explosivo – literalmente. E foi assim que nasceu a ideia de fazer arte com pólvora e fogo. Quando ele termina, ele acende a arte em chamas, causando uma explosão de fogo que deixa a marca de seu delicado arranjo permanentemente queimada na superfície do material que ele estiver usando. Uma curiosidade é que cada arte é única porque nenhuma queima será a mesma.
Em seu Instagram, o artista conta que trabalhar com pólvora requer paciência. Isso porque acúmulos grandes podem causar explosões fortes e marcas mais grossas. Já se ele espalhar demais o material corre o risco de não haver queima e o desenho ficar com falhas. Isso sem contar que ele precisa ter cuidado para não queimar a pólvora antes do tempo e arruinar completamente a obra.
Então, a cada peça ele alinha e cria fileiras de pólvora em diferentes espessuras em uma superfície de madeira. Quando ele ajusta tudo ao desenho desejado, é hora do espetáculo. Dino Tomic coloca fogo da hora, que em seguida fica gravada na madeira. O resultado é encantador:
Mas gente, isso que é criatividade, hein?