Não é de hoje que o Tik Tok lança modinhas e tendências. Afinal, ele ficou famosos justamente pelas dancinhas e pelos desafios. Se bem que nem sempre os desafios do Tik Tok são lá muito saudáveis de se fazer, não é mesmo? Pois bem, uma nova onda vem viralizando na rede social de vídeos curtos. Estamos falando da moda de gravar o próprio pedido de demissão e depois postar na rede social.
Essa história de transmitir, às vezes ao vivo, o próprio pedido de demissão tem até uma hashtag própria, a #QuitMyJob (algo como #EuMeDemito, em tradução livre). A tendência começou lá em 2020, quando a norte-americana Shana Blackwell, então com 19 anos, utilizou o microfone da loja da rede Walmart para dizer que se demitia. “Danem-se os gerentes, dane-se a empresa! Eu me demito, caramba!”, disse ela.
Nem precisamos dizer que o vídeo viralizou, não é mesmo? Pois bem, mais de um ano se passou e os pedidos de demissão transmitidos pelo Tik Tok aumentaram. Os vídeos com a hashtag #QuitMyJob acumulam hoje mais de 200 milhões de visualizações! A repercussão foi tamanha que os Estados Unidos, inclusive, enfrentam uma onda de demissões a qual eles chamaram de “A Grande Demissão”.
@xobrenda_cx This is my quitting my job, I’m tired of me biting my tongue. I’m tired of my boss talking to me like I’m shit. Making me cry, yell at me #fyp #foryou ♬ original sound – Brenda_xo
Mas não são só os pedidos de demissão que têm viralizado. Vídeos sobre trabalho como um todo tiveram um aumento na plataforma. São pessoas ensinando desde como se portar em uma entrevista a dicas de crescimento profissional, avaliação de carreira e mais. Quem diria que o Tik Tok iria dar conselhos de trabalho, não é mesmo?
Fotos e vídeos: Reprodução