Conheça a história do britânico que morreu de overdose de café!

Bizarro

Vamos combinar: um cafezinho é bom demais, não é mesmo? Seja espresso, coado, puro ou com leite, bem quentinho e fumegante ou em um drink gelado, se tem café a gente fica até mais animado. Por outro lado, vários médicos e especialistas já falaram sobre os efeitos colaterais da bebida, principalmente quando consumida em excesso. Mas será que dá para ter uma overdose de café? Aparentemente, sim…

Pelo menos foi mais ou menos isso o que aconteceu ao britânico Tom Mansfield. Aos 29 anos, Tom faleceu em janeiro de 2021. Pai de dois filhos, ele mantinha uma boa alimentação e cuidava do corpo, mas, ainda assim, acabou morrendo após ter uma overdose de café, ou melhor, de cafeína. Acontece que o jovem se enganou na hora de pesar a quantidade de cafeína que deveria adicionar como suplemento à sua alimentação.

overdose de café

Quem chegou a essa conclusão foi a equipe de médicos legistas da cidade em que Mansfield morava, Colwyn Bay. Segundo o médico legista responsável, John Gittins, a morte do jovem foi uma fatalidade e que foi causada pela toxicidade da cafeína em excesso. De acordo com o processo jurídico, Mansfield relatou que começou a se sentir mal após tomar o suplemento, e que seu coração estava batendo de forma muito acelerada. Minutos depois, ele teria ido se deitar quando começou a espumar pela boca. Sua esposa ainda chamou os paramédicos, que tentaram reanimá-lo por cerca de 45 minutos. Porém, sem sucesso e Tom foi declarado morto quando chegou ao hospital.

Como aconteceu a overdose de café letal

Segundo o fabricante do suplemento ingerido por Tom, a dose recomendada era de 60 a 300 miligramas de pó até duas vezes ao dia. Porém, a balança que o jovem utilizava pesava entre 2 e 5000 gramas. Ou seja, valores inferiores a 2 gramas não eram registrados. Então, acredita-se que ele tenha confundido miligramas com gramas e tomado a dose letal de cafeína.

overdose de café

Estima-se que Tom tenha ingerido o equivalente a 200 xícaras de café espresso de uma só vez! Uma autópsia mostrou que Mansfield tinha níveis de cafeína de 392mg por litro de sangue. Esse é um valor realmente bem alto se considerarmos que os níveis de cafeína normalmente seriam de 2 a 4 miligramas por litro. Isso se alguém tivesse bebido apenas uma xícara de café filtrado.

Então, cuidado na hora de pesar seus suplementos, hein?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter