Um estudo da Universidade do Texas descobriu que o cafezinho de todos os dias, tão querido por várias pessoas, além de dar uma energia a mais para as atividades de rotina, também pode contribuir para que um casal tenha uma boa noite em claro.
A pesquisa, divulgada na publicação científica PLOS, constatou que, para os homens, ingerir uma certa quantidade de cafeína diariamente pode reduzir a probabilidade de sofrer de disfunção erétil e, consequentemente, melhorar o desempenho sexual.
A investigação, feita com mais de 3,7 mil homens de mais de 20 anos. revelou que aqueles que bebiam de dois a três cafés (85 a 170 miligramas de cafeína) por dia tiveram o risco de terem impotência sexual reduzidos, e que 42% dos que bebiam essa mesma quantidade de café diariamente eram menos propícios a relatar problemas de disfunção erétil do que os que não bebiam.
Os autores da pesquisa acreditam que isso ocorre pelo fato de a cafeína produzir uma série de efeitos farmacológicos no organismo, aumentando o fluxo de sangue para o pênis, relaxando as artérias e os músculos. A constatação também valeu para homens acima do peso, obesos ou com problemas de pressão alta. Apenas para os diabéticos que participaram do experimento o café não trouxe mudanças.
“Apesar de termos visto uma redução da disfunção erétil com homens obesos, acima do peso ou hipertensos, isso não aconteceu com os que tinham diabetes”, explicou David Lopez, um dos principais autores do estudo.
De acordo o estudo, não é só o café que pode ajudar na prevenção da impotência sexual, mas também outras bebidas que contêm cafeína, como chás, refrigerantes ou bebidas esportivas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 25 milhões de brasileiros sofrem de impotência sexual. O problema é comum principalmente em homens de 40 a 70 anos de idade.
Fotos: Reprodução.