A temática da educação ambiental é cada vez mais presente nas discussões dos que desejam construir um planeta mais sustentável, com menos agressões ao meio ambiente e com perspectivas de uma melhor relação com a natureza. O bordão de que “tudo passa pela educação”, saiu do discurso, e se tornou prática para muitas pessoas. E o melhor, com atitudes simples. Gente que acreditou nas suas ideias e fez a “revolução”.
Todo mundo sabe que na maioria das vezes é atribuída a escola, a tarefa primeira de educar crianças e jovens para diversas vivências, inclusive do compromisso com o meio em que vivem. São tantas as ideias que surgem da mente de crianças e jovens comprometidas com as causas ambientais, que fica difícil quantificar.
O melhor de tudo isso, é que a educação ambiental perpassa os muros da escola e se estende ao bairro, a família e a vida. Quem já não se deparou, com a cena de uma criança “repreendendo” seus pais por conta de alguma coisa que aprendeu na escola e que os pais estão fazendo o contrário?
A conscientização com a educação ambiental deve ser feita coletivamente. Pode partir tanto da escola, como também de cada um de nós. De forma participativa, vamos aos poucos criando consciência crítica sobre a situação ambiental. Foi nessa perspectiva que os moradores da comunidade Chico Mendes, em Florianópolis, criaram o projeto
“A Revolução dos Baldinhos”. Em conjunto com os moradores e as escolas o projeto promove educação e cidadania através da coleta seletiva de lixo orgânico e compostagem. Mas antes de ver o vídeo sobre o projeto, saiba que os objetivos da educação ambiental passam pela:
- Consciência: ajudar os indivíduos e grupos sociais a sensibilizarem-se a adquirirem consciência do meio ambiente global e suas questões;
- Conhecimentos: a adquirirem diversidade de experiências e compreensão fundamental sobre o meio ambiente e seus problemas;
- Comportamento: a comprometerem-se com uma série de valores, e a sentirem interesse pelo meio ambiente, participando da proteção e melhoria do meio ambiente;
- Habilidades: adquiri as habilidades necessárias para identificar e resolver os problemas ambientais;
- Participação: proporcionar a possibilidade de participarem ativamente das tarefas que tem por objetivo resolver os problemas ambientais.
[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=kv0bhlAD9o0&feature=player_embedded[/youtube]
Foto e vídeo: Reprodução