2022 é ano de Copa do Mundo e todas as atenções estão voltadas para o futebol. Afinal, o esporte não é apenas paixão do brasileiro, mas atrai multidões em vários países. Mas indo na contramão de um esporte tão popular quanto o futebol, existem outros esportes malucos que, de tão bizarros, parecem ter sido inventados para uma história de ficção qualquer. Por exemplo: já pensou em se tornar atleta de corrida atrás do queijo? Pois conheça este e muitos outros esportes para lá de diferentes que existem por aí:
1 – Abrindo a lista de esportes malucos, a corrida atrás do queijo
Imaginem um queijo sendo lançado do alto de uma colina íngreme. E mais: uma multidão de corredores se amontoam no topo desta colina com apenas um objetivo em mente: correr, ladeira abaixo, atrás do queijo e pegá-lo. Pois é exatamente assim que acontece a The Cooper’s Hill Cheese Rolling and Wake, mais conhecida como corrida do queijo. Pode parecer algo simples, mas o problema é o tamanho da inclinação da colina, que faz com que boa parte dos participantes acabe caindo e descendo o morro rolando – assim como o queijo. O esporte é tradicional no Reino Unido e acontece todos os anos em Gloucestershire.
2 – A competição das pimentas
Concursos de quem come mais rápido ou quem come a maior quantidade de um determinado alimento em um determinado tempo tem se tornado cada vez mais populares. Não é a toa que os “atletas da comida” estão ficando mais e mais famosos, e já são reconhecidos como tal. Mas dentro desse esporte, há uma modalidade que se destaca: o campeonato de quem consegue comer a pimenta mais ardida. E acreditem: há toda uma preparação física, mental e, claro, do estômago, para participar deste esporte que é reconhecido nos Estados Unidos e anualmente também faz sucesso por lá.
3 – O carregamento de esposas
Dizem que casal que pratica esporte unido permanece unido. Mas e quando, obrigatoriamente, os dois pombinhos têm que estar juntos para a realização de tal esporte? Assim é a corrida de carregamento de esposas. O Campeonato Mundial de Carregamento de Esposas é realizado anualmente na Finlândia e a premissa é bem simples: O marido precisa carregar sua esposa nas costas enquanto realiza um circuito com obstáculos. Aquele que chegar primeiro, além de vencer a corrida leva para casa o peso equivalente ao da companheira em cerveja. E aí, toparia?
4 – Carimba LGBTQIA+
Apesar de estar na lista de esportes malucos, não podemos deixar de dizer o quanto a Carimba LGBTQIA+ é icônica! Popular nas periferias de Fortaleza, capital do Ceará, o esporte, além de divertir, também promove a inclusão da população pertencente à comunidade LGBTQIA+ da cidade. O jogo funciona de forma similar à tradicional carimba – conhecida em algumas cidades como queimada. Porém, o grande diferencial é que não basta se esquivar da bola: é preciso fazer isso com muito estilo!
5 – Briga de dedos… dos pés!
Queda de braço? Nah, muito comum. Que tal briga de dedão? Ah, já não é mais nenhuma novidade… No Reino Unido, outro esporte maluco que tem feito sucesso é a briga de dedos dos pés. Isso mesmo: os competidores precisam imobilizar o dedo do pé do adversário por pelo menos três segundo para, assim, vencer a rodada. AS rodadas são disputadas primeiro com um pé e, depois, com o outro e só então o vencedor é anunciado.
6 – Cabo de guerra aquático
Calma que aqui não se trata de puxar uma corda dentro da água. É algo ainda mais engraçado! Duas equipes dentro de um barco – que mais parece um barco viking – remam dentro de uma piscina para ver quem consegue empurrar o lado oposto da embarcação e, consequentemente, o time adversário, para o outro lado da linha central. Explicando assim talvez seja difícil entender, mas basta ver o vídeo para entender tudo:
7 – Sim, tem corrida de sapos entre os esportes malucos de hoje!
Mais um dos esportes diferentões que vêm dos Estados Unidos. Aqui, os competidores são sapos, ou melhor, rãs saltadoras. Ao longo do ano elas e seus tutores se preparam para uma competição emocionante: descobrir qual rã consegue dar o pulo mais distante. O evento é grande, tem torcida e tudo. Isso sem falar na rivalidade entre os criadores de rãs, que é enorme!
8 – Engomação de roupa radical
“O que há de radical em engomar roupa?”, você se questiona. Pois bem, o Extreme Ironing – algo como passagem radical – consiste justamente em passar roupa a centenas de metros de altura, mais precisamente durante um salto de paraquedas. Mas aqui, vale basicamente de tudo: desde que envolva um ferro de passar, roupas e algo radical.
9 – Boxe-xadrez
Esses dois esportes podem não ter nada a ver um com o outro, afinal um requer muita preparação física e o outro, mental. Porém os dois foram combinados em um dos esportes mais malucos que alguém já viu. Ele é disputado em 11 rounds, sendo 6 de xadrez e 5 de boxe. O competidor pode ser nocauteado no boxe e perder aluta, ou levar um xeque-mate no xadrez e também perder a partida. Este esporte bizarro foi criado pelo holandês Iepe Rubingh.
10 – A barrigada na lama
Anualmente, nos Estados Unidos, acontece uma espécie de “olimpíadas dos jogos caipiras”, conhecida como Redneck Games. São várias modalidades bizarras e inacreditáveis, mas dentre elas uma se destaca: o campeonato de barrigadas na lama. Gente, nem precisa dizer mais nada depois dessa foto, não é mesmo?
Qual modalidade esportiva diferentona dessas você se habilitaria a praticar? Aqui somos fãs da carimba LGBTQIA+!
Fotos e vídeos: Reprodução