Em 2029, o mundo assistiu a um dos filmes mais surpreendentes da história recente do cinema. E detalhe: uma produção que não precisou abusar de efeitos especiais nem narrava aventuras de heróis ou fantasia. Estamos falando de Parasita, o longa de Bong Joon-ho que levou o Oscar de Melhor Filme daquele ano. E a nossa coluna Fato x Filme dessa semana vai contar o que existe de real por trás de Parasita.
Para quem não assistiu ao longa ou não lembra dos detalhes, de forma resumida e sem muitos spoilers, a sinopse é assim: Os Kim e os Park são duas famílias completamente opostas que vivem na Coreia do Sul. Enquanto os Kim batalham para conseguir ter suas necessidades mínimas supridas, os os Park são o retrato do sucesso financeiro. Um dia, a vida das duas famílias se entrelaça, trazendo consequências para ambas.
O que há de real no filme Parasita
Bong Joon-ho, diretor do longa, declarou que teve a ideia de fazer o filme ainda na adolescência, quando era tutor – uma espécie de professor particular – de uma família rica. “E tinha essa sensação de que estava me infiltrando na vida privada de completos estranhos”, relembrou o cineasta, ao jornal The Atlantic. “Toda semana entrava na casa deles, e pensava o quão divertido seria se eu pudesse juntar todos meus amigos para se infiltrarem na casa, um por um.”
Ainda que Joon-ho não tenha vivido essa experiência de forma direta, o fato é que após o lançamento do filme, vários casos semelhantes, de pessoas morando infiltradas nas casas de outras sem que estas soubessem, começaram a vir à tona. Um desses casos foi o de uma brasileira que se mudou para Londres. Esse caso viralizou no Twitter, onde uma jovem contou que a história dessa mulher que, com a ajuda de um amigo, descobriu ter um homem morando em seu apartamento há meses.
Outros casos similares começaram a ser noticiados ao redor do mundo, com histórias de moradores de rua morando em assoalhos, ex-namorados morando em sótãos e vários outros casos de “inquilinos” indesejados. A gente até já falou aqui do caso de uma mulher que encontrou um apartamento inteiro atrás do espelho de seu banheiro. Dá até um pouco de medo de morar só diante desses fatos, não dá?
fotos e vídeos: Reprodução