Para uns, um ritmo popular como outro qualquer. Para outros, nem tanto. Seja como for o funk brasileiro tem muita história para contar. E é justamente essa a proposta de Funk.Doc: Popular & Proibido, série documental da HBO Max que vai explorar esse universo da música popular brasileira. E nesta quarta-feira (24) a plataforma de streaming divulgou o primeiro trailer da produção.
Funk.Doc: Popular & Proibido se propõe a conta a história do funk brasileiro, desde suas origens nas favelas do Rio de Janeiro até sua popularização na mídia. Para isso, vários nomes de sucesso ligados ao ritmo participam em entrevistas e depoimentos sobre sua experiência com o ritmo. Nomes como MC Rebecca, Ludmilla, DJ Renan da Penha, DJ Marlboro, Valesca, MC Carol, Lellê, MC João, Deize Tigrona, MC Guimê, Buchecha, Tony Tornado, DJ Rennan da Penha, MC Bin Laden, Menor do Chapa, entre outros participam da produção.
Rompendo preconceitos contra o Funk brasileiro
Mais do que contar a história deste ritmo tão popular, a ideia da série é quebrar o preconceito contra este estilo musical. Afinal, o que muita gente chama de “som de favelado” saiu dos morros e hoje em dia domina as plataformas de streaming. “Desde sua origem, o funk carrega em suas letras, danças e bailes uma história fundamental para se compreender a identidade brasileira. Por isso, esta produção torna-se tão importante em um momento em que o gênero musical não se restringe à periferia, mas conquista o mundo e precisa ser observado. A série é uma nova reflexão, a partir dos artistas, novos e já tradicionais, que vivem esse ritmo no dia a dia”, comenta o diretor Luiz Bolognesi.
Ao todo, serão seis episódios, cada uma bordando um tema diferente ligado ao funk brasileiro. A série Funk.Doc: Popular & Proibido já estreia na próxima semana, sendo disponibilizado na HBO Max a partir do dia 30 de agosto. Prontos para esse furacão?
Fotos e vídeos: Reprodução