Imagina você estar estressado, atrasado e, ao entrar no elevador, se deparar com um cartaz. Nele, há um QR Code que, quando acessado, traz uma mensagem positiva ou uma dica de como deixar o seu dia melhor, gravado por uma criança. Difícil não abrir um sorriso, não é mesmo? E foi com o propósito justamente de melhorar o dia das pessoas que crianças de uma escola em Maringá, no Paraná, desenvolveram um projeto inspirador.
Trata-se do “Tente, invente, faça a sua vida diferente”, o tema do Projeto de Intervenção Social (PIS) dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista de Maringá. A ideia foi a professora Francieli Maria Javorsky Dal Evedove. Com a ajuda da escola, os pequenos gravaram diversas mensagens com dicas de boas ações, atitudes positivas e sugestões de atos que pudessem melhorar o dia de quem as ouvisse.
Uma ajudinha da tecnologia para melhorar o dia dos outros
As gravações foram transformadas em QR Codes que foram impressos em cartazes. E as próprias crianças espalharam o material por diferentes locais da cidade. Os passantes, então, poderiam apontar a câmera de seus smartphones para o QR Code e, assim, ouvir a mensagem nele registrada. Os cartazes também foram feitos pelas crianças e os locais, escolhidos de acordo com a quantidade de circulação de pessoas, como como postos de saúde, pontos de ônibus, lanchonetes, clínicas, bancos, entre outros.
De acordo com Francieli, o projeto já recebeu cerca de 200 avaliações de pessoas de toda a região, todas parabenizando a iniciativa. “São respostas anônimas e que agradecem a iniciativa e comentam como a mensagem, na voz de uma criança, impactou de forma benéfica o seu dia”, explicou ela. Dos docentes de português aos de informática, vários profissionais da escola se envolveram no projeto para melhorar o dia das pessoas. Isso que é projeto multidisciplinar!
Fotos: Reprodução