Se teve uma profissão que ficou em alta nos últimos anos foi a de nômade digital. Para quem não conhece o termo, nômades digitais são aquelas pessoas que trabalham fora de escritórios, geralmente em serviços remotos que podem ser realizados basicamente de qualquer lugar, desde que a pessoa esteja conectada à internet. Na verdade, trata-se de uma série de profissões que permitem ser realizadas de forma totalmente não-presencial. E sabiam que já existem até países facilitando o visto deste tipo de profissional?
Como os nômades digitais não precisam “cumprir expediente”, muitos trabalham sem endereço fixo, ou seja, ficam viajando enquanto trabalham. Então, se o mercado de trabalho se adaptou para acolher este novo tipo de profissional, nada mais justo que os países fizessem o mesmo com suas leis, certo? E assim, vários locais ao redor do mundo passaram a facilitar a entrada e o visto para quem tem renda fixa garantida através de trabalhos remotos.
O visto para nômades digitais
Como o nome sugere, o visto para nômades digitais permite que as pessoas fiquem por um determinado período de tempo em um país trabalhando legalmente – desde que esse trabalho não seja realizado presencialmente e nem em uma empresa local. Através deste visto, a pessoa pode ficar no país pro um prazo maior que o visto de turismo, por exemplo, que varia entre 30 e 180 dias em média. E, diferentemente de um visto de trabalho comum, a pessoa fica isenta de pagar impostos como o de renda, uma vez que sua fonte pagadora é de outro país.
Além disso, diferentes países oferecem diferentes vantagens para os nômades digitais. Tanta facilitação visa o dinheiro que estes profissionais deixam nas cidades onde vivem. Afinal, eles ainda precisam pagar moradia, se alimentar, comprar remédios, enfim, viver. E liberar a entrada dos nômades digitais significa injetar este dinheiro na economia local. Mas é preciso ficar de olho: alguns países também cobram uma taxa para emitir este tipo de autorização. E afinal, que países concedem o visto para nômades digitais? Veja a seguir a lista:
- Andorra
- Anguila
- Antígua e Barbuda
- Aruba
- Bahamas
- Barbados
- Bermudas
- Cabo Verde
- Ilhas Cayman
- Croácia
- Curaçao
- Dominica
- Dubai
- Estônia
- Geórgia
- Alemanha
- Islândia
- Malta
- Maurício
- México
- Montserrat
- Noruega
- Seicheles
- Espanha
- Taiwan
- República Tcheca
Trabalha de forma 100% remota? A gente aposta que deu até vontade de virar nômade digital, hein?
Fotos: Reprodução