Beirut’s Wonder Forest: os jardins suspensos do Líbano

EcoFriendly


Quem já não ouvir falar dos famosos Jardins Suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Mesmo não tendo muitas informações comprovadas sobre a obra faraônica que o rei Nabucodonosor fez para agradar sua esposa Amitis, acredita-se que eles ficavam sob colunas elevadas de 25 a 100 metros. Talvez seja essa a inspiração para a nova febre sustentável: os ecotelhados.

Em Beirute, capital do Líbano, arquitetos do Studio Invisible idealizaram um projeto qua ajuda a amenizar a falta de espaços verdes na cidade. O Beirut’s Wonder Forest, quer transformar os topos de prédios em jardins, com o auxílio de plantas e árvores que se adaptem facilmente ao clima. E já pensando em possíveis imprevistos por conta das chuvas ou dos ventos fortes, as mudas ficariam presas por fios de aço. A ideia de telhados verdes já é bem aceita em vários países da Europa. Alguns aproveitam o espaço agradável criado pelas plantas, para transformar o terraço em áreas de convivência, no caso dos prédios comerciais.

A motivação dos arquitetos, é que, com os jardins o ar da cidade ficaria mais puro, e as árvores fariam sombras, amenizando o clima quente e seco. Uma forma de deixar a cidade mais agradável e criar espaços de convívio para os moradores. Ideia que poderia muito bem ser aplicada em várias outras partes do mundo, inclusive aqui no Brasil.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter