Pelo visto a onda de cancelamentos da Netflix não ficou para trás com o fim de 2022. Afinal, o ano passado foi marcado pelo anúncio do fim de séries que se tornaram queridinhas do público – como a brasileira Maldivas, sucesso nacional da plataforma que infelizmente não conquistou o público de outros países. Porém, os quinze primeiros dias de 2023 também trouxeram mais séries canceladas, para a tristeza e decepção de muitos fãs.
O ano começou com o anúncio de que 1899, série dos mesmos criadores de Dark, não ganharia uma nova temporada. Vale destacar que a produção foi também um grande sucesso de público e de crítica, ficando no top 10 em diferentes países. No entanto, a série também veio com uma grande polêmica ao ser acusada de plágio por uma artista brasileira chamada Mary Cagnin. Através de seu perfil no Twitter, a artista mostrou diversas passagens de uma de suas obras – disponível para leitura gratuita na internet – e o seriado em questão. A Netflix, no entanto, não se pronunciou sobre o assunto e nem relacionou o cancelamento com a acusação de plágio.
Outras séries canceladas neste começo de 2023
Outra produção que também não ganhará novos episódios na plataforma de streaming é Departamento de Conspirações. Sob o título original de Inside Job, a animação para adultos mostra uma equipe disfuncional que trabalha em um setor governamental responsável por analisar e investigar teorias da conspiração. A trama, repleta de humor ácido e piadinhas críticas, até fez sucesso, mas não terá continuidade. Já o cancelamento de Guardiões da Mansão do Terror não pegou muita gente de surpresa. A adaptação animada da HQ de terror cômico de Hamish Steele que conta a história de um grupo de amigos que trabalham na Casa Assombrada de um parque de diversões não ganhou a popularidade esperada entre os assinantes da plataforma.
Por outro lado, o cancelamento de The Chair deixou muitos fãs decepcionadas. Protagonizada por ninguém menos do que Sandra Oh (a eterna Cristina, de Grey’s Anatomy) no papel de uma diretora do departamento de Literatura de uma renomada universidade que além de lidar com a responsabilidade que o cargo lhe atribui, ainda é a primeira mulher a liderar o departamento e uma das poucas funcionárias não brancas do local. A produção mistura humor e drama teve boa recepção do público, que ficou decepcionado com o cancelamento.
Outro cancelamento que também deixou muita gente triste foi o da série Uncoupled. O recente anúncio de que a produção não seria continuada pegou realmente os assinantes de surpresa. Primeiro, porque ela era protagonizada por ninguém menos do que Neil Patrick Harris. E porque trazia Andrew Fleming, do sucesso Emily em Paris como diretor, além do envolvimento de Jeffrey Richman (de Modern Family) e Darren Star (de Sex And The City) como roteiristas. Porém tantos nomes de sucesso não fizeram com que a produção entrasse para o Top 10 na semana de seu lançamento e o streaming foi implacável ao anunciar o seu cancelamento.
O pior é que dificilmente estas serão as únicas séries canceladas pela Netflix este ano e, a cada dia que passa, mais alguma produção pode “sair de linha” pela plataforma. Qual série poderia ser cancelada por você?
Fotos e vídeos: Reprodução