Você sabe dizer o quanto você pesava quando nasceu? Era um bebê considerado pequeno ou grande? Foi de parto normal ou cesárea? Essas perguntas podem parecer sem sentido, mas, diante do que ocorreu no Amazonas recentemente, elas ganham outro contexto. Isso porque uma mulher deu a luz a um “bebê gigante” que pesava mais de sete quilos!
No dia 18 de janeiro, a equipe obstétrica do Hospital Padre Colombo, em Parintins, no Amazonas, fez um parto que certamente entrou para a história do local. O menino Angerson Santos veio ao mundo medindo 59 centímetros e pesando 7,3 quilos. O parto, claro, precisou ser cesárea mas mãe e filho passam bem. Para quem não faz ideia do quanto pesava ao nascer, a média de peso de um recém-nascido é algo em torno de 3,3 quilos para meninos e 3,2 quilos para meninas.
Bebê gigante ainda não foi o maior do mundo
O peso de Angerson surpreendeu a todos, não apenas a equipe médica. Principalmente porque seu tamanho excedeu o da bebê mais pesada até então registrada no Brasil, que nasceu em 2016 com 6,8 quilos. Contudo, o bebê gigante do Amazonas ainda está longe daquele que, ainda hoje, é considerado o maior recém-nascido do mundo, que nasceu em 1955, na Itália, pesando 10,2 quilos.
Os bebês gigantes são chamados de macrossômicos – palavra grega que quer dizer, justamente, corpo grande. Todo e qualquer bebê que venha ao mundo pesando mais de quatro quilos, independente do tempo da gestação, é considerado macrossômico, e representam cerca de 12% dos partos ocorridos em todo o mundo. Nesses casos, a indicação sempre é de realizar o parto via cesárea, uma vez que o tamanho da criança traz riscos tanto para a mãe quanto para o recém-nascido.
Agora responde pra gente: você foi um bebê gigante?
Fotos: Reprodução