Macarrão e outras 9 comidas que não são originárias de onde você pensa

Entretenimento|Listas
macarrão

Se perguntarmos em qual país surgiu o macarrão, sem pensar duas vocês, provavelmente você responderia Itália. Assim como o croissant só poderia ter origem francesa, certo? Acontece que apesar destes países terem popularizado essas comidas, a verdade é que eles “nasceram” em locais muito diferentes dos que a maioria das pessoas pensam. Então embarque nessa viagem gastronômica com a gente no 10+ do Hype dessa semana!

1. Quem foi que disse que o croissant era francês?

macarrão

Nada como um croissant amanteigado bem quentinho para alegrar o espírito, não é mesmo? Apesar do pãozinho em formato de meia-lua ter ficado famoso nos cafés da França, o fato é que ele é inspirado no Kipferl, uma delícia feita em massa folhada típica da Áustria.

2. E nem o cheesecake vem dos Estados Unidos

A moda das tortas doces com recheio feitos a partir de um creme a base de queijo cremoso demoraram um pouco a emplacar no Brasil, mas o fato é que, hoje em dia, nada como uma deliciosa fatia de cheesecake, não é mesmo? E apesar do doce remeter instantaneamente aos Estados Unidos – principalmente a Nova York -, as origens deste doce remontam à Grécia Antiga. Há quem diga, inclusive, que ele foi servido nos primeiros Jogos Olímpicos, em Atenas.

3. O sorvete está longe de ser italiano

macarrão

Ah, um autêntico gelato italiano é a saída perfeita para os dias de calor, não é mesmo? Mas o sorvete não foi uma invenção dos italianos. Há também quem pense que a origem dessa sobremesa refrescante é a China, mas também não é. O sorvete foi uma criação dos persas (que viviam na região em que hoje se localiza o Irã) foram o primeiro povo a comercializar o sorvete, que consistia em gelo aromatizado com frutas e/ou especiarias.

4. O cafezinho nosso da cada dia não vem da Itália, também

Se tem uma coisa que se tornou bastante popular foi o café espresso – escrito com S mesmo porque vem do italiano e quer dizer “sob pressão”. Contudo, a bebida também não é uma invenção italiana. E ao contrário do que outros pensam, também não teve sua origem nos países europeus. A verdade é que o consumo do café remonta à Etiópia, onde surgiram as primeiras preparações á base do grão tostado e moído.

5. O macarrão também não é italiano

macarrão

Pensou em macarrão, pensou em Itália, certo? No entanto, o país não foi o primeiro a fazer a deliciosa massa a base de trigo e ovos, seca e depois, cozida. Muito antes dos italianos, os chineses já faziam seus famosos noodles: fios de macarrão que serviam de base para os mais diferentes pratos.

6. O yakisoba não é japonês

macarrão

Depois do macarrão, essa é uma das origens que certamente vai surpreender muita gente: o yakisoba não vem do Japão. Ele também vem da China, onde originalmente, se chamava chao men. Após a segunda guerra, o prato chegou ao Japão, onde se popularizou rapidamente por ser barato, fácil de fazer e saciar as pessoas.

7. E os biscoitos da sorte não são chineses

Comer em um restaurante chinês e não receber o tradicional biscoitinho da sorte pode ser bem decepcionante. Mas, mais decepcionante ainda, é o fato de que os famosos biscoitos foram inventados bem longe da China. Trata-se de uma criação norte-americana, que fez sucesso rapidamente entre os restaurantes chineses do país e se espalhou pelo mundo.

8. E se a gente disse que as fajitas não são mexicanas?

macarrão

Um dos grandes sucessos dos cardápios de restaurantes mexicanos de todo o mundo são as tradicionais fajitas. No entanto, essa receita sequer vem do México. O prato teve sua origem no Texas, nos Estados unidos, durante a década de 1930.

9. A torta holandesa só é holandesa no nome

Acreditem: não é porque uma coisa tem o nome de um país que ela, necessariamente, tem origem nele. E a famosa torta holandesa está aqui para provar! O doce feito com biscoitos e um creme frio coberto com chocolate é uma invenção 100% nacional. Isso mesmo: a receita é brasileira e ganhou esse nome para ficar mais “bonita”.

10. Por fim, o filé a parmegiana também não vem da Itália

macarrão

Finalizando nossa lista dessa semana, outra comida que é totalmente invenção brasileira é o bife a parmegiana. O nome pode ser italiano – e remeter a cidade de Parma -, no entanto, a receita foi criada em São Paulo, fruto da grande presença de imigrantes italianos no estado.

Macarrão, sorvete e até o bife a parmegiana… Pelo visto os italianos não inventaram nenhuma comida! Será?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter