Inspirado na arte de tunar carros, ou seja, deixá-los mais com a cara do dono colocando acessórios, rebaixando e etc., algo muito comum aos programas de TV estadunidenses e, feito no Brasil pelo programa de televisão do apresentador Luciano Huck, o grafiteiro Mundano está lançando o projeto Pimp My Carroça. A proposta do artista é tunar, dar uma “levantada” em mais de 50 carroças de catadores de recicláveis em São Paulo e, assim valorizar o trabalho dessas pessoas. Além da carroça grafitada e equipada, os catadores ainda vão fazer um check up médico. O trabalho de Mundano nas ruas de São Paulo já tem mais de 5 anos. Todo esse tempo rendeu reconhecimento e apoio aos trabalhos do grafiteiro.
A ação do projeto está prevista para acontecer alguns dias antes da RIO+20, durante a Virada Sustentável de São Paulo, um evento que tem como missão difundir e ampliar a informação sobre sustentabilidade na sociedade, através da arte e das atividades lúdicas. As carroças serão “pimpadas” em um único dia, numa ação conjunta com outros artistas. Elas receberão retrovisores, buzinas e faixas refletivas e, depois o toque final: o grafite por reconhecidos profissionais, com frases enviadas pelo público.
A ação vai ser encerrada com uma Carroceata mostrando o resultado do trabalho. Uma verdadeira exposição ambulante de arte e compromisso social. E claro, com muitos custos, quem quiser ajudar pode entrar no site do Catarse e conferir como podem ser feitas as doações. Eles precisam arrecadar R$ 38.200, até 10/05.
[vimeo width=”600″ height=”300″]http://vimeo.com/39229903[/vimeo]
“Fico imaginando a carroceata com centenas de catadores sorridentes, com o tanque cheio de combustível, saúde em dia e com suas carroças totalmente pimpadas com itens de segurança e com arte de qualidade. Mas meu sonho mesmo é que o PIMP MY CARROÇA seja um marco histórico que servirá para questionar e mudar o descaso da sociedade em relação aos catadores e o destino de incontáveis toneladas de materiais recicláveis que desperdiçamos diariamente”, diz Mundano.
Foto e vídeo: Reprodução