O ano ainda não acabou, mas já podemos dizer que 2023 foi um período de grandes sucessos – e alguns fracassos – da Netflix. A plataforma de streaming polemizou ao proibir o compartilhamento de sérias, mas também agradou com alguns lançamentos de tirar o fôlego. O portal Tech Tudo, então, criou uma lista com as melhores séries da Netflix que foram lançadas este ano.
Para fazer o ranking, o site pegou dados da repercussão dos títulos entre os usuários do streaming e as avaliações dos sites de críticas, como IMDb e Rotten Tomatoes. No topo da lista está Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton. A série derivada de Bridgerton conquistou o público e se tornou uma das produções mais aclamadas do ano no serviço de assinatura. E tem produção brasileira no Top 10 também, com DNA do Crime, produção que acompanha um grupo de policiais que investigam um roubo na fronteira do Brasil com o Paraguai. Confira a seguir a lista completa:
Melhores séries da Netflix de 2023:
Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton
Neste spin-off de Bridgerton, o casamento da rainha Charlotte com o rei George é muito mais que uma história de amor: é uma transformação na alta sociedade do universo de Bridgerton. No IMDb, ela tem nota 7,4, tendo como base 50 mil avaliações, enquanto no Rotten Tomatoes a taxa de aprovação é de 95% entre os críticos.
A Diplomata
Em meio a uma crise internacional, uma diplomata de sucesso precisar lidar com a carreira de embaixadora e um conturbado casamento com um político influente. No IMDb, a série possui nota 8,0, com votação de 53 mil usuários, enquanto no Rotten Tomatoes o índice de aprovação dos especialistas é de 83%.
O Agente Noturno
Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. No IMDb, a série tem nota 7,5, com base em 98 mil considerações. Já no Rotten Tomatoes, a adaptação tem um índice de aprovação de 74% entre os especialistas e de 78% em relação à audiência.
Ferry: A Série
Desesperado por grana, Ferry Bouman vê uma oportunidade de ouro bater em sua porta quando uma operação policial libera uma vaga entre os maiores traficantes de Brabant. No IMDb, a produção tem nota 7.8, com base em 2,5 mil considerações e no Rotten Tomatoes ela conquistou 83% de aprovação do público geral.
DNA do Crime
Um grupo de agentes federais vai ter que arregaçar as mangas e desenrolar a investigação de um roubo espetacular. No IMDb, a minissérie tem nota 6,9 e, no Rotten Tomatoes, ela conquistou 100% de aprovação do público geral.
Treta
Um incidente no trânsito desperta a fúria e os impulsos mais sombrios de dois desconhecidos: um empreiteiro falido e uma empresária frustrada. Treta tem nota 8,0, com base em 109 mil considerações. Já no Rotten Tomatoes, o projeto recebeu o selo “Fresco”, além de um índice de aprovação de 98% da crítica.
Diamantes Brutos
Kevin Janssens estrela nesta série dramática realista criada por Rotem Shamir e Yuval Yefet em que um homem volta à Antuérpia para tentar salvar o império de diamantes da família, afundado em dívidas pelo irmão. No site agregador IMDb, o título tem nota 7,2, com base em 4,2 mil considerações. Já no Rotten Tomatoes, o projeto tem 100% de aprovação da crítica e uma taxa de audiência de 87%.
Transatlântico
Durante a Segunda Guerra, dois americanos e seus aliados montam uma operação em Marselha para ajudar refugiados, artistas e escritores a fugir da Europa. No Rotten Tomatoes, a taxa de aprovação da obra é de 95% entre os críticos e no IMDb a série tem nota 6,6, tendo como base 5,1 mil avaliações.
Corpos
Quatro detetives. Quatro cronogramas. Um corpo. Para salvar o futuro da Grã-Bretanha, eles precisarão primeiro resolver o assassinato que alterou o curso da história. Stephen Graham estrela este drama policial inovador. A minissérie da Netflix acumula 7,4 pontos no IMDb, enquanto tem 81% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes.
A Queda da Casa de Usher
Bruce Greenwood, Carla Gugino e Mark Hamill estrelam esta série dramática de terror de Mike Flanagan e Trevor Macy e inspirada nos contos de Edgar Allan Poe. Para proteger a fortuna e o futuro, um casal de irmãos constrói uma dinastia familiar que começa a ruir quando cada um dos herdeiros morre misteriosamente. O último trabalho de Flanagan para a Netflix alcançou nota 8,0 no IMDb, com mais de 85 mil avaliações e, na plataforma Rotten Tomatoes, a série angariou 90% de aprovação dos especialistas, além de um selo “Fresh” no tomatômetro.
E aí, já dá pra começar a fazer a maratona de retrospectiva do ano, hein?
Fotos e vídeos: Reprodução