Show Negros Ocupando Todos os Lugares traz a arte como forma de resistência

Agenda Cultural
Negros Ocupando Todos Lugares

Novembro é marcado como o Mês da Consciência Negra, mas a luta antirracista é diária. E o objetivo de trazer o debate racial e enfatizar a importância da luta antirracista por meio de poesias e de músicas produzidas por artistas negros nacionais, a multiartista Vits apresenta o show-intervenção Negros Ocupando Todos os Lugares.

Trata-se de uma experiência única e impactante, por meio de apresentações dinâmicas e envolventes, além de marcada por uma abordagem sensível e provocativa. Além disso, a apresentação também explora temas cruciais como gordofobia, homofobia e a desvalorização da arte.

Negros Ocupando Todos Lugares

O que esperar do espetáculo Negros Ocupando Todos os Lugares

Dividido em três blocos temáticos — “Não vamos nos calar, a gente existe!”, “Pra falar de
amor” e “Vamos Festejar!” —, o show promete uma imersão profunda na luta racial. Mas não apenas isso. Ele também celebra a negritude em vários aspectos como, a importância do amor-próprio, da crença em si, do acreditar que o amor também é nosso direito, e que podemos ocupar todos os lugares.

Assim, o espetáculo inicia com poesias que simbolizam a luta contra ao racismo. Em seguida, Vits apresenta sua releitura das músicas de diversos artistas negros, os quais são referência
para ela mesma. Assim, neste momento, o público acompanha diversos sucessos de importantes nomes como MC Carol, Bia Ferreira, Lourena, NaBrisa, Linn da Quebrada, Elza Soares e outros.

Esse, então, é o momento em que Vits dialoga com a audiência, incorporando referências musicais e elementos culturais, realçando a beleza da herança negra. É quado ela explora as jornadas individuais em meio a experiências de negritude, vida na comunidade, aceitação e autodescoberta.

Além do entretenimento, a intenção do show-intervenção Negros Ocupando Todos os Espaços é unir todas as vozes, relembrando a importância do apoio mútuo e da luta contra injustiças. E, com isso, trazer o empoderamento, o fortalecimento da crença em si e a representatividade.

E aos que não sentiram na pele o peso dos preconceitos, o objetivo é que as narrativas os atravessem, incentivando-os a desenvolver um olhar mais sensível e empático.

O show Negros Ocupando Todos os Lugares é realizado mediante recursos do Edital para as Artes 2023 (Chamada Pública nº 018/2023, SECULTFOR), com base no Art. 8º da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).

Negros Ocupando Todos os Espaços

Serviço:
Data: 21 de novembro
Local: Anfiteatro Cuca Jangurussu
Horário: a partir das 19h
Livre para todas as idades e acessível em libras.

Fotos e vídeos: Reprodução/Letícia Girão

Inscreva-se na nossa newsletter