
Que café está pela hora da morte, isso todo mundo já sabe. Mas, ainda assim, no último dia 14 de abril foi celebrado o Dia do Café e essa bebida maravilhosa merece uma homenagem! Aliás, sabia que bilhões de xícaras são consumidas diariamente em todo o globo? No entanto, você já parou para pensar que seu cafezinho coado ou o famoso espresso não são a única forma de aproveitar essa bebida? Pois é, diferentes culturas criaram rituais e receitas únicas e a gente trouxe os cafés mais diferentões para você conhecer!
Kaffeost: o café com queijo da Finlândia e Suécia

Essa moda talvez não seja nenhuma novidade para o pessoal de regiões como Minas Gerais, que ama um bom queijo. Mas nesses países do norte da Europa, mergulhar o queijo no café é bem comum. Geralmente, eles usam o Leipäjuusto, algo como “queijo de pão”), que é mais firme e um pouco borrachudo.
Simplesmente, colocam cubos do queijo na xícara. Em seguida, despejam café quente por cima. O queijo amolece, absorve o café, mas não derrete totalmente. Por fim, muitos comem o queijo com uma colher após beber o líquido. O contraste salgado e levemente adocicado do queijo com o café é, sem dúvida, uma experiência marcante.
Cà Phê Trứng ou café com ovo do Vietnã

Agora, viajamos para o Vietnã, onde encontramos o Cà Phê Trứng, ou café com ovo. Para prepará-lo, basta bater as gemas de ovo com leite condensado até formar um creme espesso e aerado, quase um merengue. Então, colocar esse creme sobre uma dose de café vietnamita bem forte.
A bebida surgiu em Hanói, durante uma escassez de leite fresco. Consequentemente, um barista criativo usou gemas como substituto. O sabor lembra um tiramisu líquido: doce, cremoso e intenso. Definitivamente, um dos cafés diferentões mais famosos.
Outra curiosidade sobre o café vietnamita é que lá eles não usam filtros de papel, e sim um filtro de metal específico chamado phin. E a forma mais tradicional de tomar café no país e coando diretamente na xícara com leite condensado e, depois, acrescentar gelo.
O café com carvão da Indonésia, o rei dos diferentões

Juntar café e carvão em uma mesma xícara parece impensável, mas é algo bem popular na Indonésia. No país, é costume os jovens se reunirem nas ruas para tomar o Kopi Joss. Trata-se de um café preparado tanto com grãos inteiros quanto com café moído, ao qual se adiciona água quente, açúcar e, em seguida, uma brasa. Depois, basta esperar esfriar um pouco e servir.
Chá ou café? Em Hong Kong você tem os dois!

Em Hong Kong, por que escolher entre café e chá se você pode ter os dois? O Yuanyang é uma bebida popular que mistura café forte com chá preto adoçado com leite (estilo Hong Kong). Normalmente, a proporção é de cerca de 30% café e 70% chá com leite, mas pode variar.
O nome “Yuanyang” refere-se a patos-mandarim, um símbolo de amor conjugal na cultura chinesa, pois os patos macho e fêmea são bem diferentes, mas formam um par perfeito.
Viram como o mundo do café vai muito além do que imaginamos? E olhe que esses cafés diferentões são apenas uma pequena amostra da diversidade global. Então, da próxima vez que você tomar seu café, lembre-se que em algum lugar do mundo, alguém pode estar colocando queijo, ovo ou até mesmo um carvão em brasa na xícara!
Fotos: Reprodução