Uma casa com conceito do espaço, só que na terra, e ainda por cima, ultra sustentável. O projeto é da Agência Espacial Americana, Nasa (National Aeronautics and Space Administration, em inglês), e surgiu depois que a Casa Branca, desafiou a Agência a incorporar no cotidiano da vida na Terra, tecnologias usadas no espaço. A Nasa aceitou o desafio e criou a Base de Sustentabilidade.
Segundo eles, o prédio traz um desenho que está em total harmonia com o meio ambiente. O empreendimento já até ganhou a mais alta certificação LEED Platinum, fornecida pela U.S Green Building Council. Para citar algumas das inovações do prédio, ele possui uma tecnologia que permite com que as pessoas trabalhem usando somente a luz do dia. A medida que acontece alguma mudança climática a casa fornece luz artificial para compensar.
Outra função da tecnologia empregada na casa, é um sistema que faz a recuperação de água potável reduzindo o consumo desnecessário desenvolvido inicialmente para a Estação Espacial Internacional. A estrutura do prédio é em “exoesqueleto oferece maior desempenho estrutural durante eventos sísmicos, fornece uma armadura de iluminação natural e estratégias de sombreamento, e cria um interior coluna-livre que facilita a flexibilidade no trabalho”.
Para os criadores da Base de Sustentabilidade, “o edifício resultante será um local de trabalho flexível cheio de brilho sem luz do dia, ar fresco e conexões abundantes ao ar livre, servida por sistemas que, com o tempo, vai usar apenas energia renovável e manter a água em circuitos fechados”. Uma boa trabalhar num local assim não?!
Fotos: Reprodução