
Esqueça o Filhos de Sam ou a “Família” de Charles Manson: existem outras seitas e cultos mais macabros do que você pode imaginar! Pode até ser difícil de acreditar, afinal, cultos surgem da fé, da esperança ou do desejo de pertencer. Entretanto, em alguns casos, cruzam uma linha invisível entre devoção e horror. Eles mentem sobre promessas, isolam seguidores, manipulam mentes frágeis. Depois, executam rituais sangrentos, suicídios coletivos ou ataques chocantes.
Essas histórias reais assustam porque mostram o quanto o ser humano pode ser levado ao limite. Então, se você acha que horror é só filme, prepare-se: esses cultos macabros provaram ser muito mais perturbadores do que qualquer roteiro de terror.
Cultos reais que deixaram marcas de horror
Aqui vão alguns dos cultos mais sombrios da história. Cada um deles trouxe destruição, manipulação ou mortes extremas.
1. Projeto Agrícola do Templo do Povo / Jonestown (EUA, 1978)

Esse caso chocou o mundo, quando centenas de corpos foram descobertos em um local que parecia ser de “devoção” chamado Projeto Agrícola do Templo do Povo. O líder era Jim Jones, que prometeu a seus seguidores uma utopia socialista, repleta de compaixão e igualdade. Mas no final, ordenou que seus seguidores bebessem uma mistura com cianeto.
Mais de 900 pessoas morreram — inclusive crianças. O ritual que era a esperança de muitos terminou não apenas como suicídio coletivo, mas também como assassinato, já que quem resistia era forçado.
2. Heaven’s Gate (EUA, 1997)

Assim como os Filhos de Sam, esse culto também fez sucesso nos Estados Unidos. Ele misturava crenças em alienígenas e óvnis, cristianismo e ideias apocalípticas. Além disso, seus seguidores acreditavam que seus corpos poderiam deixar a Terra para se encontrarem com extraterrestres.
Então, quando o cometa Hale-Bopp cruzou os céus, membros se vestiram igual, escreveram notas finais e cometeram suicídio coletivo. Foi fim de uma doutrina construída sobre isolamento extremo e obediência absoluta, e mais um dos cultos macabros que terminou em centenas de mortes.
3. Aum Shinrikyo / ALEPH (Japão, anos 80-90)

Até mesmo os países que você menos espera tem suas seitas sinistras. Neste caso, o japonês Shoko Asahara fundou esse culto que acreditava no fim do mundo e numa sociedade purificada. Em 1995, então, o grupo lançou um ataque com gás sarin no metrô de Tóquio. Esse gás é um agente altamente tóxico, que ataca o sistema nervoso, na época, produzido para guerra química.
Ao todo, treze morreram no local; enquanto milhares ficaram feridas. O horror não foi só químico, mas também físico e psicológico. Assim, Aum Shinrikyo — que foi preso e condenado à morte — se tornou sinônimo de culto que mata, não por suicídio, mas por ato terrorista.
4. Ordem do Templo Solar (Suíça, França, Canadá, 1990s)

Luc Jouret e Joseph Di Mambro eram dois homens que lideravam esse grupo que combinava ideias de Nova Era, cristianismo esotérico e crenças em vida após a morte. Ou seja, o pacote completo de uma seita macabra.
Eles acreditavam, ainda, que poderiam ascender espiritualmente para outro plano. Assim como outros cultos mencionados anteriormente, ritual final terminou em suicídios em massa e assassinatos entre 1994-97, com mais de 70 mortos. Famílias inteiras embarcaram pensando estar iniciando uma viagem espiritual, mas acabaram perdendo suas vidas de forma trágica.
5. Ant Hill Kids (Canadá, anos 70-80)

Roch Thériault fundou uma seita isolada no Canadá. Ele controlava seguidores pela manipulação psicológica. Além disso, abusava fisicamente de membros da seita, e ainda exigia extremos de obediência. Seu culto foi um dos mais macabros da história, pois envolvia também amputações forçadas, abusos sexuais e trabalho escravo.
Ele dizia ter poder divino e utilizava esse discurso para submeter seus fiéis à sua vontade. Quando foi preso, muitos sobreviventes relataram marcas profundas — não só físicas, mas mentais.
Esses cultos macabros mostram um padrão sinistro: líderes carismáticos + seguidores vulneráveis + isolamento e crenças extremas = caos, morte e destruição. Qual desses cultos macabros mais te impressionou? Conta pra gente nos comentários!
Fotos: Reprodução