
Imagine abrir a loja de aplicativos do seu celular e se deparar com um app chamado “Você está morto?”. Parece coisa de filme de terror cheio de jumpscares, mas o aplicativo existe mesmo. E, acreditem, virou um fenômeno na China recentemente, chegando ao topo dos downloads pagos da loja de apps.
Apesar do nome bizarro e um tanto provocador, o aplicativo não foi criado para assustar nem para zombar. Pelo contrário: sua função principal é ajudar pessoas que moram sozinhas a manter algum tipo de monitoramento de segurança. Afinal, viver sozinho pode ser libertador, mas também pode dar certos “medinhos”.

Mas para que serve o Você Está Morto?
Apesar da atmosfera macabra no nome, o que o app faz é bem simples e prático. Para começar, o usuário configura seus contatos de emergência. Em seguida, precisa fazer um “check-in” periodicamente, ou seja, basicamente confirmar que ainda está vivo e bem.
Se a pessoa não atualiza seu status por alguns dias, o sistema avisa automaticamente os contatos cadastrados por e-mail. É uma espécie de “botão de vida” digital: nada de efeitos visuais assustadores, apenas uma ferramenta para dar tranquilidade a quem vive sozinho, e a quem se preocupa com eles.

O nome é estranho, mas o app até que faz sentido…
A lógica por trás do app ganhou tração no contexto de uma sociedade chinesa em mudança demográfica. Estima-se que milhões de chineses vivam sozinhos, seja por escolha, trabalho ou mudanças nas dinâmicas familiares. Isso, então, aumenta a preocupação de familiares distantes quando não recebem notícias regulares.
Por isso, muitos usuários compram o app não por motivos mórbidos, mas por praticidade e segurança, usando-o como um lembrete diário para dizer “sim, estou vivo” — um alívio técnico para quem mora longe de redes de apoio tradicionais.

Segundo a BBBC, o aplicativo recebe internacionalmente o nome Demumu. Entre os utilitários pagos, ele é o segundo mais baixado nos Estados Unidos, Singapura e Hong Kong e está em quarto lugar na Austrália e na Espanha.
Não há como negar que o nome “Você está morto?” (ou “Are You Dead?”, em inglês) chama atenção. Mas para especialistas ouvidos por veículos locais dizem que, mais importante que o nome, é a função social do app, especialmente num país onde o número de pessoas que vivem sozinhas tem crescido rapidamente.
Então, você que mora só, me diga: á pensou no que aconteceria se você morresse sozinho em casa? Quanto tempo será que levariam para achar seu corpo?
Isso é tão Black Mirror…
Fotos: Reprodução





