Rio de Janeiro terá museu sustentável

EcoFriendly


Uma obra futurista, para tratar de questões atuais que podem ocasionar sérios problemas à vida do planeta no futuro. Confuso? O Museu do Amanhã foi projetado para ser uma construção sustentável, com foco também na revitalização da zona portuária da cidade do Rio de Janeiro (projeto Porto Maravilha). Ele vai ser o primeiro do gênero a tratar dos impactos das ações humanas no planeta.

O projeto arquitetônico é do espanhol Santiago Calatrava. O complexo Píer Mauá terá 30 mil metros quadrados de jardins, espelho d’água, ciclovia e área de lazer. Serão 15 mil metros quadrados com padrões de arquitetura sustentável. As obras têm previsão de término para novembro de 2013 e inauguração em maio de 2014. Neste mês, foram apresentados o design e o conteúdo do museu.

“A estrutura em si mesma e o conceito do museu pretendem aproximar-se da natureza, como utilização de energia solar, piscinas que filtram e usam a água da Baía de Guanabara e caem como uma cascata. No fundo é o desejo de querer ensinar a um jovem que o futuro passa pela natureza”, enfatiza Calatrava.

[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=pU2A9Fq3XQs[/youtube]

A construção sustentável, do Museu do Amanhã ganhou certificação LEED, e não vai contar com estacionamento, para incentivar o uso de transporte. O orçamento de R$215 milhões será na maior parte financiado por parceria público-privada do Brasil, e ainda receberá outros R$ 65 milhões de investimentos de um banco privado. Segundo Calatrava “todos os materiais que estamos utilizando são recicláveis. A pegada ambiental de emissões de carbono será mínima e os materiais que serão utilizados vão ser fabricados o mais perto possível do ponto de destino”. Então, já pode começar a se programar!

 

Foto e vídeo: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter