Quando perguntam o motivo que te faz se interessar por alguém, você responde que isso não tem explicação ou que atração não dá para descrever? Então, fiquei sabendo que a atração física, o amor a primeira vista e aquele velho e bom frisson vão muito além do que você pensa. No momento em que você vê um homem atraente, acontecem mudanças no seu corpo e na sua mente também!
Ah! Nunca esqueça que quando o assunto é desejo físico, quem manda mesmo é o cérebro!
De 0 a 5 minutos
Existem homens que deixam você maluca antes mesmo de dizer um simples “oi”. Isso é fato! Nesse momento, seu cérebro processa todas as características desse objeto de desejo. O curioso é que quanto mais diferente for o cheiro dele, mais atraída você vai se sentir. Isso acontece porque partes do seu cérebro produzem dopamina, responsável pela típica sensação de euforia – aquela que você apresenta quando vê um cara super interessante!
Um detalhe interessante é que se você estiver no período de ovulação, a sua atenção é toda voltada para homens com traços mais fortes e masculinos. Essa mudança no perfil acontece porque a testosterona está no ápice. Quando você está menstruada, geralmente os homens de feições mais suaves são mais atraentes, pois a quem comanda essa fase é a progesterona. Vale lembrar que o seu cérebro compara sutilmente o novo pretendente com o seu ex!
Depois de 5 minutos
Depois de cinco minutos seu corpo aciona o centro de controle hormonal e passa a liberar substâncias químicas para os seus ovários. “Ele é sexy”, é essa a mensagem enviada! Com a liberação de adrenalina, você começa a tremer e também passa a apresentar batimentos cardíacos acelerados.
Depois de 10 minutos
Para deixar você totalmente fora de órbita, a oxitocina é fundamental, hormônio que estimula o pensamento em união e monogamia. Além dele, o coquetel de adrenalina, dopamina e testosterona são super importantes!
Depois de alguns meses
Se depois de meses com o namorado você estive mesmo apaixonada, o cérebro reforça e estimula a produção do fator de crescimento neural, que é uma proteína de estimulo e da garantia para as células neurais e do sistema nervoso central e periférico. Mas, depois de 18 meses com o mesmo par, o sistema volta ao normal.
Para acontecer uma nova paixão, há a produção do cortisol – hormônio do stress. Com o tempo, essa liberação de hormônios fica mais crônica e faz com que a mulher repense no relacionamento atual e veja fatos como companheirismo, confiança e lealdade.
Fotos: Reprodução