Os jardins futuristas de Singapura

EcoFriendly

De beleza rara e diversidade imensa, a orquídea já foi inspiração para diversos artistas que fizeram uma leitura da flor na música, no teatro, na dança no cinema… e agora, a orquídea virou inspiração também para designers e arquitetos de uma equipe formada por Grant Associates, Eyre Wilkinson, Atelier Ten, Atelier One, Design Terra Studio e Thomas Matthews. Eles participaram de um concurso que tinha o objetivo de criar os jardins da Baía do Sul em Singapura, ganharam e estão mudando totalmente o cenário do lugar.

O “Gardens by the Bay”, com o conceito de orquídea, é um projeto futurista que concilia inovação tecnológica com bem estar e sustentabilidade. “Primeiro, o jardim se enraíza em um pedaço de infraestrutura novo e cresce em direção à cidade”. Cada parte da orquídea serviu para inspirar uma parte do projeto: folhas (terraplenagem), raízes (água, energia, sistemas de comunicação) e brotos (caminhos, estradas e ligações). Além de criar uma rede integrada em todo o espaço e belas flores (recurso/tema jardins) que ocorrem em cruzamentos importantes ou nós.

Serão em torno de 54 hectares. Uma das partes do projeto é a criação de vários jardins temáticos divididos em duas categorias:

Plantas e Pessoas:

  • Jardim Heritage reflete a história e a cultura dos principais grupos étnicos de Singapura, bem como a herança colonial da cidade-estado. Cada Jardim explora o rico significado cultural de diferentes espécies vegetais;
  • Jardim Malay conta a história de vida em uma tradicional “kampong” (aldeia);
  • Jardim Indiano ecoa uma flor tradicional ilustrado;
  • Jardim Chinês reflete o papel dos jardins na cultura chinesa como lugares de inspiração para escritores, poetas e artistas, através de isolamento e tranquilidade;
  • Jardim Colonial conta a história de plantas, culturas lucrativas, especiarias e plantas que se formaram importantes rotas comerciais entre o Oriente e o Ocidente.

[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=9vSn4Nu3jWU[/youtube]

Plantas e Planeta:

  • Vida Secreta das Árvores examina árvores, o que são, suas funções e sua evolução;
  • World of Palms celebra a rica diversidade do mundo de palmeiras tropicais e os seus próprios nichos ecológicos;
  • Understory apresenta a zona de raiz da floresta e espécies de plantas do chão da floresta;
  • Frutas e Flores é sobre o fantástico mundo de flores e frutos;
  • Jardim Descoberto olha para evolução das plantas ao longo da vida do planeta, com foco em grupos antigos de plantas;
  • Teia da Vida centra-se na inter-relação da flora da floresta tropical com a fauna.

 

Uma das coisas mais surpreendentes do jardim são as superárvores, uma fusão de arte, natureza e tecnologia. Elas serão equipadas com dispositivos para a colheita e armazenamento de água, entrada de ar, refrigeração e de exaustão, painéis fotovoltaicos e coletores solares. “Há um total de 18 superárvores variando de 25 a 50 metros de altura. 12 estão situados no Bosque Super Tree enquanto os restantes 6 são colocados em grupos de três, perto da Praça de Chegada e do Lago de Dragonfly”.

“O conceito do projeto é baseado em uma abordagem fortemente orgânica para a concepção e detalhamento que tinha que ser refletido em cada aspecto do projeto de caminhos para estruturas verticais. Além dos desafios de design dos superárvores e conservatórios, os jardins são ricas em detalhes inovadores, incluindo”.

Confira o vídeo e entenda mais sobre a grandiosidade do projeto.

[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=nGyeqIhFqnQ[/youtube]

Fotos e vídeo: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter