Para fazer da edição dos Jogos Olímpicos de Londres os mais verdes da história do evento, os organizadores investiram muito em tecnologias sustentáveis. Mais que novidades para os jogos, o objetivo central é deixar um legado que possa agregar melhores condições de vida para os londrinos e para o meio ambiente. O que foi feito em Londres serve como um bom exemplo para a edição dos jogos no Rio de Janeiro em 2016.
Cinco temáticas principais nortearam as ações para o Plano de Sustentabilidade Londres 2012:
Alterações Climáticas: tem o objetivo de diminuir as emissões de gases de efeito estufa, assim Londres garante facilidades para que as próximas gerações sejam capazes de lidarem com os impactos das mudanças climáticas. Na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, Londres, que faz parte do grupo das 40 maiores cidades do Mundo, o C40, assumiu o compromisso de reduzir em até 248 milhões de toneladas as emissões de gases de efeito estufa até 2020.
Resíduo: com a construção de arenas recicláveis, Londres minimizou o desperdício na fase de construção do projeto, e vai dar um fim sustentável para as arenas. A que abrigará os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de basquete, por exemplo, é totalmente reciclável. Depois dos jogos, toda a estrutura poderá ser desmontada e instalada em outra parte do país.
As outras três ações sustentáveis são no campo da Biodiversidade, com a redução do impacto dos jogos sobre a vida selvagem e da fauna nas áreas ao redor dos centros esportivos; Inclusão, a proposta é que os jogos sejam uma grande celebração da diversidade de Londres e do Reino Unido, criando novas oportunidades de emprego, formação e negócios, e; Vida saudável, uma forma de inspirar pessoas em toda a Inglaterra a assumirem e desenvolverem as práticas esportivas e estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis.
Outra novidade que os visitantes e telespectadores de Londres 2012 poderão desfrutar ou assistir, serão as árvores solares abastecidas por energia renovável que transformam a luz do sol em eletricidade. O poste equipado com galhos de LED tem luzes que acendem automaticamente quando escurece.
Fotos: reprodução