Mês de Julho é a época perfeita para fazer aquela super viagem em família e aproveitar os dias de descanso ao lado das pessoas amadas. Mas, para esse sonho não virar pesado, é preciso ter em mente que viajar com criança requer mais cuidados e algumas precauções.
Afinal, férias perfeitas devem começar antes mesmo de chegar ao destino desejado!
Quando a criança tem mais de dois anos, já é possível conversar e explicar que durante o voo é preciso ficar quietinha na sua poltrona passando o tempo com os brinquedos adequados ao momento. Mas, quando os pimpolhos têm menos de dois anos de idade a situação não é tão simples quanto imaginamos. Quanto mais novo o bebê, mas atenção e – claro – trabalho os papais e mamães terão com ele.
Já imaginou a cena de um bebê chorando dentro de um avião, soluçando, os pais correndo para lá e para cá atrás de água ou pedindo a comissária para esquentar um leite na tentativa de acalmá-lo e nada dando jeito? Situação, no mínimo, desagradável. Agora, se esse bebê for seu aí sim a coisa complica! Então, o No Pátio separou cinco dicas para você acabar de vez com o choro dos pequenos e ter um voo tranquilo, sem se estressar nem tirar a paz dos outros passageiros.
Se possível, prefira os horários de voos que não alteram tanto a rotina do bebê. Se o pimpolho tem o sono pesado e dorme bem a noite, talvez seja esse o horário ideal para viajar com ele, já que fará praticamente todo o percurso curtindo o soninho dos justos!
Antes de entrar no avião é fundamental fazer o “chek-list” do bebê: a fralda está limpa? Melhor troca-la antes de embarcar, claro. Os banheiros dos aviões não tem a mesma estrutura de um fraldário, obviamente. O pequeno está com fome? Respeite o horário das refeições dele e alimente-o bem antes de viajar. Assim, ele fica mais calminho e sossegado. A roupa é confortável? Nada de pensar no look infantil ideal para rever os parentes! Aquela roupinha que o bebê ganhou da avó pode ser linda para passear, mas não oferece conforto suficiente para passar horas em um voo.
Leite, comidinhas, roupas extras, fraldas, mantas, brinquedos… Todos esses itens devem fazer parte da sua bagagem de mão. Tenha perto tudo o que for necessário para a higiene e o conforto do pimpolho. Assim, ele não vai passar fome ou frio e nem vai ficar sem distração durante o voo.
Para evitar dores de ouvido durante a descida ou a subida da aeronave, o ideal é que você ofereça o peito ou a mamadeira ao bebê. A chupeta também é válida. Assim, a sucção é estimulada e o pequeno não sofre desconfortos.
Mesmo com todo esse cuidado, o pequeno abriu aquele berreiro? Nada de pânico! Tente distrai-lo de todas as formas e se nada der jeito, comece a caminhar com ele até a parte onde ficam os comissionários e fique por lá um tempinho.
Viajar é sempre bom e quando há conforto e segurança, então, nem se fala! Com pequenos cuidados você eleva a qualidade da sua viagem, traz conforto ao seu bebê a não incomoda os outros passageiros. Assim, o pequeno vai – desde cedo – adaptando-se a mudanças de rotina e, a cada viagem, estranhando menos.
Fotos: Reprodução