Depois de recusar umas duas ou três vezes, você, enfim, aceita sair com a galera da faculdade. Em pleno domingo. Só que daí surgiu uma outra proposta, muito mais bacana: um churrasco com seus melhores amigos, muita bebida liberada e até um paquera de plantão! Nessa situação, o que você faria? É melhor inventar uma desculpa boba ou contar as verdade para a galera da faculdade? Se você é daqueles que prefere a mentira é melhor reconsiderar: essas mentirinhas fazem um mal danado à saúde!
A constatação foi feita por um grupo de psicólogos da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos. Os pesquisadores reuniram cerca de 100 pessoas, com idade entre 18 e 71 anos, e dividiram em dois grupos. O primeiro grupo foi instruído a evitar mentir por 10 semanas, enquanto o outro não receberam nenhuma recomendação. Pelo menos uma vez por semana os voluntários tinham que ir ao consultório para responder questionários e passar por um detector de mentiras para detectar as mentiras que tinham dito durante a semana.
A grande surpresa foi que os pesquisadores acabaram constatando o grupo dos que não mentiram se mostraram muito mais saudáveis, tanto fisicamente como emocionalmente. Isso porque quando eles mentiam, automaticamente se deparavam com situações desagradáveis de tensão e melancolia e com menos mentiras essa situação era invertida. Ainda segundo a pesquisa, a vida com menos mentira pode até reduzir o nível de estresse do dia-a-adia, além de evitar aqueles incômodos emocionais. Será que é possível ser sincero o tempo todo?
Fotos: Reprodução