O Rio Amazonas ganhou, nesta segunda-feira (13), uma homenagem mais que merecida: sendo reconhecido como uma das Sete Maravilhas do Mundo, durante cerimônia realizada pelo Governo Regional de Loreto, no Peru. O Rio Amazonas é tido como o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do Rio Nilo. Ele nasce no Peru e deságua no Brasil.
Com mais de 7 milhões de km² em extensão, sua nascente é o rio Apurímac, na Cordilheira dos Andes, no Peru, e a foz no rio Tocantins, no norte do Brasil. O governador de do Estado de Loreto, Yvan Vasquez Valera, revelou que a solenidade é especial para todos da região e cidades vizinhas da província. Na capital de Loreto, Iquitos, houve até um city tour nas principais áreas turísticas. Na prefeitura foi colocada uma placa de bronze com a certificação oficial do rio Amazonas como uma das maravilhas naturais do mundo.
Para o nosso país e para as autoridades peruanas, o reconhecimento representa o respeito pela riqueza em biodiversidade que abriga a Amazônia. Anualmente há uma seleção das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, que é feita pela própria população. Essa iniciativa acontece desde 2009, ancorada pelo canadense-suíço Bernard Weber.
Foto: Reprodução