Catchup, mostarda e maionese. Esses três temperos usados diariamente no lanche de muitas pessoas podem formar um trio verdadeiramente perigoso.
Aquelas bisnagas de plástico que os restaurantes, lanchonetes e também os ambulantes usam, para oferecer esse trio aí para os clientes, podem ser perigosas e já estão proibidas pela vigilância sanitária em muitas cidades.
As bisnagas ficam fora da refrigeração. Também não há como o cliente saber se o produto está dentro do prazo de validade. Além disso, em muitos casos, o dono do estabelecimento não higieniza essas embalagens e ainda coloca o produto novo sobre o restinho do produto que ficou no fundo da embalagem. Isso pode provocar doenças em quem consome o produto.
A solução é utilizar o sachê. Porém, com cuidado. Uma pesquisa mostrou que 80% dessas embalagens estão contaminadas com fungos e 10% delas estão contaminadas com coliformes fecais.
A contaminação se deve ao armazenamento incorreto que deixa as embalagens acessíveis às pragas como baratas e ratos. Portanto, no momento do lanche, nunca abra o sachê com a boca.
Foto: Reprodução