É preciso ter criterioso com os alimentos que estão sendo consumidos na sua casa. Parando para pensar alguns segundos, você consome mais enlatados? Frutas? Verduras? Fast food? Você sabe como são produzidos seus alimentos? Tantas perguntas são necessárias e não podem ficar só no ar. Não saber qual a procedência dos alimentos que são consumidos diariamente pode ter implicações sérias para a sua saúde.
Por isso, eis uma última pergunta: você sabe de onde vêm seus alimentos? Cada vez mais presente em todo o Brasil, as feiras que comercializam produtos da agricultura familiar, livres de agrotóxico, produzidos de forma sustentável e justa são, se não, a única alternativa viável para acabar com o consumismo desenfreado, cuidar da saúde e dar oportunidades.
Exemplo claro e significativo é o da Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) de Porto Alegre. A capital gaúcha foi a primeira cidade brasileira a realizar uma feira ecológica após o boom da Revolução Verde nos anos 1970. A feira começou em 16 de outubro de 1989. Todas as manhãs de sábado, 41 bancas se instalam e oferecem à população o melhor do seu trabalho no campo.
Mais que uma relação mercadológica, os laços de amizade e confiança entre produtor e consumidor são perceptíveis. Tudo que é vendido tem selo de certificação garantindo mais ainda a qualidade dos produtos. É a certeza de que você e sua família estão consumindo um alimento saudável, que não agride o meio ambiente nas suas formas de produção e que gera renda para pequenos produtores.
Confira o vídeo com depoimentos de uma manhã na FAE.
[vimeo width=”600″ height=”300″]http://vimeo.com/47553641[/vimeo]
Foto e vídeo: reprodução