Monte Roraima – Grandeza, biodiversidade e mistério

EcoFriendly

Um gigante de 2.734 metros de altitude, beleza, vida e mistérios. O Monte Roraima ou Tepui, tepui devido ao formato de mesa, tem topo de aproximadamente 31 quilômetros quadrados. Uma imensidão na tríplice fronteira entre o Brasil, a Venezuela e a Guiana, dentro de um parque considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco.

Para escalar o Monte é preciso ter disposição e muito preparo físico. A subida pelo lado da Venezuela é estimada em 1.700 metros, e pode ser feita em até três dias. Muito tempo? O necessário para apreciar a biodiversidade exclusiva do lugar.

Outro atrativo bem exótico é o Vale dos Cristais. Um local com grande concentração de quartzo, além dos “jacuzzis”, apelido dado aos poços naturais e o lugar mais inóspito do Monte, o Vale das Figuras, de acesso somente com o auxílio de cordas e técnicas de escalada e rapel.

Inspiração para obras do cinema, como a recente animação “Up, altas aventuras” (Disney/Pixar de 2009), o Tepui está na maior parte do tempo encoberto pelas nuvens, o que ressalta ainda mais o ar misterioso do lugar. Os aventureiros que sonham em ir ao Roraima precisam estar preparados para o clima que alterna entre 25ºC, nas manhãs, e menos de 10ºC nas noites. Já se imaginando lá?!

[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=KSvustBUBv0[/youtube]

 

Fotos e vídeo: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter