Se você se sente incomodado com o lixo que as pessoas jogam nas ruas, parabéns. Sua atitude já demonstra muito do seu comprometimento com o meio ambiente. E aquela bituca de cigarro?! Pior ainda! Inquietos com essa situação, um grupo de estudantes começou a produzir papel a partir de bitucas de cigarros e sementes.
Os criadores do projeto, estudantes do curso de administração da Escola Técnica Estadual Heliópolis, Gabriel Anisio (18), Vinicius de Souza (17) e Alan de Melo (16), batizaram a iniciativa de Sementuca, “As folhas de uma nova vida”. A iniciativa é totalmente sustentável. Além da possibilidade de geração de renda e da redução de resíduos sólidos nas ruas, o custo de produção de uma folha no tamanho A4 é inferior a 25 centavos.
As bitucas de cigarro recolhidas para a produção do papel passam por um processo de limpeza. O intuito é retirar as substâncias tóxicas dos cigarros e o odor das bitucas: para isso, eles utilizam soda cáustica (NaOH) e água oxigenada (H2O2. Depois desse processo as sementes são adicionadas à massa de celulose.
Com os papeis germináveis, os estudantes esperam deixar a cidade mais verde, florida e com menos lixo, pelo menos o vindo dos fumantes que descartam inadequadamente seus cigarros. Gabriel, Alan e Vinicius realmente estão mostrando que há alternativas de geração de vida em todos os aspectos, de onde menos se espera. E você, o que pode fazer pelo planeta?
Foto: reprodução