Espaço Saúde – Entenda o Surto ocorrido na Alemanha

Comportamento|Saúde

No início de maio passado foi identificado um surto de diarréia sanguinolenta na Alemanha e em vários outros países europeus que tomou proporções alarmantes.Essa diarréia atingiu mais de 3000 pessoas. Tanto alemães, como pessoas que estiveram no norte da Alemanha ou ainda pessoas que tiveram contato com essas últimas.

A doença matou mais de 30 europeus e vários casos evoluíram para Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU). A responsável foi uma bactéria chamada Escherichia coli  O104:H4 que contaminou brotos de vegetais, em especial, de feijão. Escherichia coli  é uma nomenclatura usada que abrange vários tipos de cepas ou sorotipos e que causam principalmente diarréia e/ou vômito.

Esse tipo chamado de Escherichia coli  O104H4 é produtora de uma toxina que pode provocar diarréia sanguinolenta e SHU, acompanhado de severo comprometimento renal, anemia hemolítica, queda no número de plaquetas e várias complicações.Essa bactéria está presente em animais ruminantes, em especial nos bovinos. Porém, no animal, ela não causa nenhuma doença.

É transmitida através de carnes mal passadas, leite, sucos não pasteurizados, verduras, legumes e frutas cruas e também de água, caso  esteja contaminada com fezes de animal ou de ser humano com a doença.

Até o momento não há registro dessa doença em São Paulo ou no Brasil de pessoas que estiveram na Alemanha. Caso você pretenda ir a Alemanha ou Europa, evite comer vegetais crus ou mal cozidos. Prefira sempre pratos quentes, vegetais bem cozidos, leite e sucos pasteurizados e carne bem passada.

 

Inscreva-se na nossa newsletter