Muitas pessoas têm lutado para evitar a degeneração da Amazônia, afinal, a área é um patrimônio de uma riqueza incalculável. Por seus 6,9 milhões de quilômetros quadrados, estão espalhados uma das maiores biodiversidades do planeta! Mas infelizmente, ela é alvo de um grande foco de ameaças ambientais. Porém, animais que já tinham entrado em extinção há 20 anos, deram um ótimo presente para a natureza e voltaram para seu habitat natural.
A informação é de um dos mais longos e abrangentes estudos relacionados ao impacto que as aves da região sofrem com a destruição das matas. No primeiro ano após o desmatamento, parte das espécies de aves simplesmente desapareceram! Algumas conseguiram migrar para outras regiões e o restante infelizmente morreu. Depois disso, aconteceu o que os pesquisadores chamam de “extinção local”, ou seja, as aves sumiram completamente.
Agora vem a boa notícia: quando a atividade agropecuária desacelerou, a floresta voltou a crescer e boa parte das aves retornaram para suas áreas iniciais. Na opinião dos cientistas, esse retorno depois de uma extinção, poderia acontecer também em outros ecossistemas do mundo com matas tropicais.