Vancouver, no Canadá, estabeleceu como meta ser a cidade mais sustentável do mundo até 2020. E eles estão levando a sério a meta. A mais nova estratégia é a pavimentação das ruas com plástico reciclado. A solução ecológica consiste em fundir plástico velho e asfalto para criar uma mistura de pavimentação, que é bem melhor para o ambiente do que o asfalto tradicional.
No momento, mesmo aproveitando embalagens diversas de plástico que antes eram descartadas, os custos ainda são até 3% a mais que o pavimento normal, mas a tendência, segundo os criadores, é que fiquem mais baixos conforme o aumento da demanda. Já os custos com a produção são bem menores e podem chegar a uma economia de combustível na produção de até 20%.
De acordo com os responsáveis, o método de pavimentação reduz os gases de efeito estufa e melhora a qualidade do ar durante o processo. O engenheiro da cidade, Pedro Judd, estima que isso chegue a representar redução de 300 toneladas de gases de efeito estufa por ano.
A iniciativa da canadense pode apontar para uma dupla solução a ser aplicada em todo o mudo: a pavimentação das cidades e um fim sustentável para o plástico, um dos maiores vilões do meio ambiente.
Fotos: reprodução