Mitos e verdades sobre dietas

Comportamento|Estilo de Vida

dieta_nopatio

Emagrecer. É o que as mulheres sempre estão buscando. E exatamente por isso que aparecem inúmeras dietas que prometem milagres. Quem nunca tentou essas dietas para perder aqueles indesejados quilinhos para alguma ocasião especial? Mas será que tudo que dizem a respeito de dieta é verdade? Procuramos o nutricionista Gean Carles para explicar o que é mito e o que é verdade no mundo das dietas.

Tudo que é natural faz bem

Nem tudo natural faz bem. Grandes quantidades podem sim engordar. “Uma maçã pode ser o diferencial. A sua necessidade é 2 mil calorias por dia. Se você come essas 2 mil calorias e comer uma maçã a mais, engorda”, explica Gean. Então o processo é quantidade e qualidade.

dieta1_nopatio

Alimentos gordura zero

Os alimentos com gordura zero existem sim.  É um processo que retira a gordura. O leite desnatado, por exemplo, passa por esse processo de retirada da gordura. Existem ainda os alimentos que já não tem gordura. Produtos ricos em carboidratos, geralmente, são zero em gordura, mas o carboidrato pode se tornar gordura no processo da digestão do corpo, dependendo da quantidade que você consome.

Comer pequenas quantidades ao longo do dia

O nutricionista explica que muitos obesos comem em pequenas quantidades ao longo do dia, mas são gordos. Eles ficam o dia todo petiscando as comidas. Essa forma de alimentação não é a mais indicada. Comer de 3 em 3h seria o mais correto, pois o corpo vai se adequando. O corpo precisa de um descanso para trabalhar, para poder fazer a digestão. Comer de 3 em 3h regula hormônios e regular o corpo em forma de peso.

Comer bem e saudável em fast foods é possível?

Selecionando os alimentos, é possível sim. Em uma praça de alimentação de shopping, por exemplo, você pode selecionar os fatores positivos. Escolher peixes grelhados, saladas e fazer uma construção adequada com um suco. Ou pode ir a um self-service, o que facilita a escolha de alimentos e quantidade saudável para o corpo. Se cada um trabalhar o prato, pode ser sim saudável. A ideia é seguir ao conceito da divisão do prato: ½ vegetais e frutas, ¼ de carne e ¼ de cereais.

dieta2_nopatio

Carne vermelha é ruim para saúde?

A gordura saturada da carne é que é o problema, mas a carne vermelha tem suas qualidades. É boa para cicatrização, por exemplo. É na carne vermelha que se encontra o zinco, um nutriente que melhora a ação da insulina e ajuda na cicatrização. O melhor ferro absolvido pelo corpo é proveniente da carne vermelha. Você pode variar durante a semana com o frango, o peixe e a carne vermelha. Para as mulheres a carne vermelha ajuda a prevenir a anemia. Portanto, comer de 1 a 2 vezes por semana não tem problema.

Comer à noite engorda

O corpo precisa de um descanso alimentar, principalmente o fígado e o intestino.  Precisa ser de 6 a 8h durante a noite. O que você come a noite vai interferir no outro dia. Comer à noite não é problema, desde que você siga horários e quantidades adequadas. “Excesso de gordura, excesso de carboidratos, excesso de proteína à noite não”, enfatiza Gean.

Água quente em jejum ajuda a queimar gordura

Você faz com que seu corpo se adapte àquela nova temperatura e a adaptação em si gasta energia. O gasto de energia pode queimar gordura, mas pode ser irrelevante. Para funcionar, é preciso de 800 a 1000 ml para ter repercussão de cerca de 10 gramas de gordura. Portanto, não é algo muito expressivo. Fazer exercício, como caminhada, pode te dar uma resposta mais rápida na queima de gordura. O suor faz com que você perda calor e o corpo trabalha para voltar a temperatura normal, o que resulta em perda de gordura.

101310_tf_eatingtv

Comer assistindo televisão engorda?

“O problema de comer vendo televisão faz com que você coma mais. você fica concentrado na televisão e não visualiza o prato. E muitas vezes você come rápido e não dá tempo de provocar saciedade no corpo”, avisa o nutricionista Gean. Com o tempo, você pode ficar com o metabolismo mais lento e isso provoca aumento de peso.

Comer de tudo e conseguir emagrecer

É possível sim comer de tudo e emagrecer. É a relação de horário, quantidade e cores e harmonia do prato. Saber cuidar da quantidade e a da qualidade dos alimentos é o que interessa para o corpo. “Equilibrar tudo e ter apoio de um profissional adequado faz com que você tenha uma boa saúde, consiga permanecer por mais tempo em vida”.

Uma dieta não pode ser copiada e nenhuma delas pode ser feita para sempre. O certo é procurar orientação médica para ele definir a melhor dieta, de acordo com o seu biótipo e estilo de vida. Controlar a quantidade, a qualidade e fazer exercícios ajudam a perder peso e manter uma vida saudável por mais tempo. Busque orientação e viva saudável!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter