Cabelo de palha de aço no SPFW gera protestos nas redes sociais

Desfiles|Moda

19313-ronaldo-fraga-beleza-3-590x395

O famoso Ronaldo Fraga se envolveu em uma grande polêmica: a confusão se deu depois que o estilista colocou pedaços de palha de aço na cabeça de modelos brancas durante seu desfile. Para homenagear o futebol das décadas de 1930, 1940 e 1950 no Brasil, Ronaldo Fraga levou à passarela do SPFW, na última terça-feira (19). Depois de inúmeras críticas nas Redes Sociais, o estilista afirmou que, assim como escreveu no texto de apresentação do desfile, fez “uma crítica ao racismo e ao preconceito que respinga até os dias de hoje”.

Já o maquiador Marcos Costa, que é co-autor da ideia, se desculpou em sua página no Facebook. “Nunca foi minha intenção ou de Ronaldo Fraga ofender ou discriminar quem quer que seja. A ideia para o look do desfile era ressaltar a beleza de cabelos que podem ser moldados como esculturas, não importando o fato de serem crespos”, afirmou.

O estilo gerou polêmica entre os defensores dos direitos dos negros. “Fazer analogia do bombril com o cabelo negro é nos remeter a uma situação racista e constrangedora”, dizia um texto publicado no site Afrokut. O autor do texto completou dizendo que não é a primeira vez que “sob pretexto de prestigiar algo relacionado ao negro e a sua cultura, racistas velados ou mal informados, frutos de uma sociedade com análises racistas, tenta nos ‘homenagear'”, disse.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter