Quem não vai viajar no feriadão da Semana Santa, eis uma ótima opção em Fortaleza para curtir os dias de descanso: Feira Agroecológica do Benfica. A Feira tem mais de três anos de existência e sempre traz uma diversidade de produtos agrícolas do Maciço de Baturité como mel, café, ovos caipira, temos lanches vegetarianos, bolos, cupcakes, pães integrais, cajuína, cachaça orgânica, fitoterápicos, artesanato, entre outros.
Quinzenalmente profissionais de artesanato, naturologia, lanches vegetarianos, farmácia viva, etc., expõem seus produtos e atividades na Praça da Gentilândia, no bairro Benfica. A feira também realiza atividades pedagógicas em educação ambiental como oficinas temáticas, e apresentações culturais locais.
“Nesta edição, estamos levantando a temática da água, floresta e teatro, que são datas comemorativas desse final de março que têm mais a ver com a Feira que a Semana Santa, dizem os organizadores. Em média cada edição da Feira conta com a participação de 300 pessoas.
Na edição do próximo sábado, dia 30, a feira terá uma roda de conversa com grupos de teatro da periferia e do campo, a apresentação “A Seca do Asfalto” com Coletivo Muquifo, e apresentação musical Parahyba e Cia. Bate Palmas.
A Feira tem toda uma proposta social de promoção dos produtores agroecológicos, além da “saúde deles, do meio ambiente e a geração de renda para essas famílias”. Adquirir os produtos da feira é a garantia de “consumir produtos livres de veneno altamente prejudiciais à nossa saúde e, ainda mais, à saúde do planeta, com essa cultura de desmatamento e de queimadas.”
Além de encher a sacola retornável com muita saúde, a feira é uma boa opção para a criançada e para o público em geral. Um misto de conhecimento, diversão, muita música e sustentabilidade.
Economia local
Iniciativas como a da Feira Agroecológica do Benfica mostram que as práticas de economia solidária são uma alternativa viável de geração de renda. “Nós trazemos o orgânico e fortalecemos também a economia solidária, produtores locais, o manejo consciente de resíduos, com a utilização de poucos materiais descartáveis, o brechó, que é a reutilização de algo que não está mais em uso, a circulação dos materiais que diminuem o consumismo”.
Idealizando a sobrevida da feira, que já tem mais de três os anos, os organizadores pensam no incentivo a produção local. “A Feira é um espaço aberto para encontros, diálogos, cultura, educação ambiental. E nossa meta agora é incentivar a produção local também dos produtos orgânicos, que as pessoas plantem em seus quintais e tragam algo para dividir. Comercializar na feira, um pouco de acerola, manga, retiradas de quintais produtivos já fazem grande diferença e abrem portas para experiências, trocas”.
Serviço
Feira Agroecológica do Benfica
Endereço: Av. treze de Maio, 2311 – Benfica
Data: 30 de março
Horário: 07:0 às 12:00hrs
Foto: reprodução