A iniciativa global soma esforços de voluntários de mais de 188 países para resolver os problemas da crise climática
Que o dióxido de carbono, o CO2 em abundância é prejudicial para a vida no planeta, isso todo mundo já sabe. Que vários compromissos e pactos entre os países foram feitos para diminuir a emissão desse e de outros gases na atmosfera, também já sabemos. Mas efetivamente o que está sendo feito? O movimento global 350 pela segurança climática, presente em 188 países, soma esforços de voluntários e tem sido uma resposta concreta para o problema.
O movimento que a partir de hoje (2) vai aceitar o ingresso de voluntários de Fortaleza e de todo o Estado, se descreve com “a missão de inspirar o mundo para que este se erga à altura do desafio da crise climática – criando um novo sentido de urgência e de possibilidade para o nosso planeta”.
O primeiro encontro do 350 na Capital vai acontecer hoje, às 18 horas, no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Campus do Itaperi, na Avenida Paranjana, 1700.
Mas o que é o 350?
“350 significa segurança climática. Os cientistas dizem que devemos reduzir a quantidade de CO2 na atmosfera a partir de seu nível atual de 392 partes por milhão para abaixo de 350 ppm. Se não conseguirmos ficar abaixo desse número, os eventos extremos, que são já visíveis e os demais prejuízos ocasionados pelo aquecimento global se tornarão cada vez mais frequentes e graves. 350 é mais que um número – é um símbolo da meta que a humanidade precisa perseguir para preservar o planeta e sua própria existência”.
O 350.org fundamenta suas estratégias sob quatro valores:
- AMBIÇÃO – A crise climática é o maior desafio que vamos enfrentar e devemos encará-la e tomar medidas drásticas na escala necessária.
- CRIATIVIDADE – A crise exige novas ideias e estratégias – e muita experimentação!
- ALEGRIA – Este trabalho é gratificante e divertido em suas muitas complexidades.
- ABERTURA – Nós ouvimos e aprendemos com a nossa comunidade ao moldarmos o que fazemos.
Acesse o site, conheça o manifesto do 350.org e, no vídeo abaixo, entenda melhor o que é o movimento.
[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=s5kg1oOq9tY[/youtube]
Fotos e vídeo: reprodução