Todo mundo sabe que a preferência nacional é cabelo liso. Mas há quem reconheça a graça e a beleza do cabelo cacheado. O problema é que esse tipo é mais difícil de tratar, já que os fios são mais finos e frágeis. Pensando nas mulheres que decidiram abrir mão de vez do secador e da chapinha, o No Pátio preparou uma lista com os cuidados que você deve ter para ter cachos perfeitos. Confira!
Use produtos específicos
Nem sempre você vai saber exatamente que shampoo/condicionador usar só olhando para o seu cabelo. Por isso, procure ajuda de um profissional e ele lhe indicará produtos certos para você. Cabelo fino, grosso, com tintura, com química, todos eles precisam de tratamento específico.
Mantenha os cabelos hidratados
O ideal é fazer uma hidratação a cada 15 dias. A cada mês, faça um tratamento de reconstrução e nutrição. Receitas caseiras ajudam a manter o resultado do salão. Faça uma vez por semana. Opte por produtos que protegem contra o calor e umidade e diminuem o frizz.
Use leave in sem medo
O cabelo cacheado não pode viver sem leave-in, que ajuda a controlar o frizz e o volume. Aplique ainda nos cabelos úmidos. Para realçar os cachos, amasse um pouco as pontas e deixe secar naturalmente.
Só penteie os cabelos molhados
Os cabelos cacheados precisam ser desembaraçados, de preferência, ainda embaixo do chuveiro com pentes de dentes largos e plástico para garantir o deslize perfeito entre os frios. Pentear os cabelos secos pode deixa-los volumosos e rebeldes. E não esqueça, água fria para lavar os cabelos.
Mantenha o corte
Para esse tipo de cabelo, o ideal são cortes que mantenham o peso do cabelo, geralmente cortes mais retos e com um pouco de repicado para dar movimento. Só não exagere no repicado, que quando muito pode aumentar o volume e deixar os cabelos rebeldes.
O frizz pode ser controlado com leave-in ou com reparador de pontas a base de silicone. Os cabelos oleosos precisam de cuidados diferentes. Lave com shampoo só duas vezes por semana e use pouca quantidade de leave-in e não deixe que ele encoste na raiz. Os fios secos pedem mais hidratações, opte por hidratações intensivas ou reconstruções à base de queratina. Se os seus cachos estão sem forma, aplique leave-in. Amasse as mechas com a mão para ajudar a definir os cachos. E aí? Pronta para abandonar a chapinha e liberar os cachos?
Fotos: Reprodução