O jeito simples e desapegado de riquezas do Papa Francisco já começou a surtir efeito pelo Brasil. A cadeira que o papa vai usar nas celebrações que presidirá durante sua visita ao Santuário de Aparecida foi produzida a partir de madeira reciclada de demolições de fazendas em São Paulo.
O chamado “trono papal” foi idealizado pela designer Cláudia Moreira Salles, tem 1,60 metro de altura e 85 cm de largura. O conjunto ainda tem seis cadeiras para cardeais e seis genuflexórios – suporte utilizado para ajoelhar – que serão usados na cerimônia da oração do terço, em 12 de maio, e na missa campal, em 13 de maio, tudo produzido pela ONG Marcenaria da Fazenda.
Todas as cadeiras e genuflexórios terão a estrutura feita em peroba, com detalhes do encosto e dos braços confeccionados com as madeiras óleo de bálsamo, pinho de riga, pereira e jacarandá.
“Hoje temos várias maneiras de usar madeiras de maneira respeitosa com a natureza”, afirmou ao G1 a designer. “O encosto simboliza um manto e os tipos de madeira a diversidade da população brasileira”, explicou Cláudia.
Com informações do G1
Foto: reprodução